PORTAL DEMOCRACIA
Cultura Tech

William Shatner, de Jornada nas Estrelas, é a pessoa mais velha a visitar o espaço

jornada nas estrelas bezos

Talvez você não o reconheça por nome, mas com certeza se lembra do seu mais icônico papel. William Shatner, que interpretou o almirante Kirk, na clássica série de ficção-cientifica “Jornada nas Estrelas”, se tornou, nessa quarta-feira (13), a pessoa mais velha a visitar o espaço.

O voo, realizado pela Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos focada em desenvolver tecnologia espacial, teve uma duração de 11 minutos e passou da Linha Kárman, ou seja, a espaçonave atingiu uma altitude maior que 100 km acima do nível do mar.

O lançamento estava programado para ontem (12), mas, devido a instabilidades no clima da região, ele teve que ser adiado. Junto de William Shatner,  mais três pessoas conheceram o espaço. São eles: Audrey Powers, Chris Boshuizen e Glen de Vries.

Assim como o primeiro lançamento da Blue Origin, esse voo também foi lançado da base Launch Site One, localizada no Texas (EUA). Marcado para começar as 8h30 no horário local (10h30 no horário de Brasília), o voo teve que ser adiado em alguns minutos para reparos e checagens de última hora. O imprevisto acarretou em mais de uma hora de atraso.

O lançamento

O relógio já marcava quase 11h quando os tripulantes foram levados à plataforma de lançamento, mas a entrada no foguete só aconteceu mesmo as 11h5. Já é uma tradição da empresa fazer com que todos os tripulantes toquem um sino antes de embarcar na nave, e dessa vez não foi diferente. Você pode conferir o momento o no vídeo abaixo:

A cápsula foi fechada por Jeff Bezos às 11h15. Durante a contagem regressiva mais um susto, pausa para checagens finais. Após mais alguns minutos de expectativa, às 11h50, eles decolaram. Depois de 4 minutos de voo, atingiram seu ponto mais alto (107 km) e, 11 minutos depois de terem saído, estavam de volta ao solo.

Quando questionado sobre como se sentia, o lendário ator respondeu: “Nunca vivenciei nada parecido com isso. É extraordinário, extraordinário. Espero conseguir manter o que sinto agora.”

wiliiam shatner espaço

A carreira de William Shatner

Nascido em março de 1931, em Montereal, no Canadá, William Shatner começou sua carreira jovem, ainda nos anos 50, primeiramente no teatro e depois fazendo pequenos papéis em filmes canadenses de não muito destaque. Sua sorte virou quando decidiu ir para os Estados Unidos em busca de melhores oportunidades. No começo, se manteve fazendo pontas igualmente pequenas em filmes americanos, mas começou a conseguir melhores trabalhos em séries de renome.

Participou de clássicos como “Alfred Hitchcock Presents”, “The Twilight Zone”, “The Outer Limits” e The Man from U.N.C.L.E”. Esses trabalhos de destaque o levaram a conseguir seu mais icônico papel: o general Kirk de “Jornada nas Estrelas”. Ele o interpretou ao longo de toda a série clássica, além de também ter dado voz ao personagem na série animada e ter interpretado o capitão nos primeiros sete filmes da franquia. 

As primeiras temporadas de “Jornada nas Estrelas” estão disponíveis na Netflix.

Related posts

Audiência do “Domingão com Huck” despenca 33,5% desde a estreia e põe Globo em alerta

Rafael Bruza

Sadie Sink e Dylan O’Brien estarão em curta dirigido por Taylor Swift

Rafaele Oliveira

Camila Queiroz não faz mais parte do elenco de “Verdades Secretas 2”

João Baricatti

Leave a Comment