no Rap

Rivalidade

Como se deram os conflitos entre a costa oeste e a costa leste no Rap estadunidense.

Biggie

Tupac &

A rivalidade entre as costas leste e oeste começa no início e dura até meados dos anos 90. Os dois protagonistas foram Tupac e Notorious B.I.G., mas de onde começou essa richa?

A primeira faísca da rivalidade das duas costas foi um 'Diss' (canção de 'desrespeito' {disrespect}) de Tim Dog que criticava o HipHop e o estilo do grupo N.W.A. e da coesta oeste.

Faísca

Tim Dog recebeu resposta de artistas como CMW, DJ Quik, Tweedy Birdy Lok e Dr. Dre, pelo 'diss'. Firmando assim a fogueira que ferveria o confronto. 

Fogueira

Tupac Shakur e Notorious B.I.G costumavam ser grandes amigos. Mas tudo isso muda quando Tupac leva cinco tiros na porta de um estúdio. O Westsider afirmou que B.I.G e Sean Combs sabiam que o atentado aconteceria.

Atentado

Sean Combs é o criador da gravadora Bad Boy Records, que tentou assinar contrato com Tupac, mas após o atentado, tudo isso caiu por água e Combs assinou com Notorious B.I.G.

Bad Boy

Já Tupac assina com a Death Row Records de Dr. Dre e Suge Knight após os mesmos pagarem sua fiança. A gravadora então se torna, também, um símbolo da costa oeste.

Death Row

Em 1995, Notorious B.I.G. lança a música 'Who Shot Ya?' (Quem Atirou em Você?). A qual muitos acreditam ser uma indireta para o atentado sofrido por Tupac no ano anterior.

Indireta?

No mesmo ano, enquanto Tupac continuava preso, o grupo The Dogg Pound lança o single 'New York, New York', onde um gigante Snoop Dogg destrói prédios na cidade. O single foi considerado um ataque direto.

Snoop Dogg

Em resposta, o grupo Capone-N-Noreaga lançam a música 'L.A., L.A.'

Resposta

Em 1996, quando Tupac sai da cadeia com fiança paga pela Death Row. O cantor lança o 'diss' 'Hit'em Up' (Bato Neles), onde faz diversas ameaças a B.I.G e à gravadora Bad Boy Killers.

Ameaças

Durante a briga entre os dois, ambos os lados declararam apoio aos seus respectivos representantes com roupas, grafite e símbolos. A mídia teve um importante papel fazendo marketing em cima da richa.

Apoiadores

O final

Ambos os lados entram em consenso de paz quando Tupac é assassinado em 1996 e Biggie assassinado em 1997. Ainda se fala sobre o motivo ter sido a rixa, mas não passam de especulações.