Rock?

Rei

do

Afinal, quem é o

Quando pensamos em 'Rei do Rock', já lembramos do topete, das danças e dos hits de Elvis Presley. Mas por quê ele ganhou esse título?

Elvis Presley?

O Rock foi criado a partir do Blues, do Gospel e do Country, pelos negros da década de quarenta. Então por quê atribuímos esse título a um rapaz branco de dez anos depois?

Origem

Na época em que o Rock fazia mais sucesso, os EUA passavam por uma forte segregação. Negros e brancos ouviam rádios diferentes, cada uma tocando artistas das respectivas etnias.

Segregação

Elvis fez imenso sucesso tocando tanto em rádios de brancos quanto de negros, se consagrando como o primeiro branco a tocar o gênero e assim ganhando o título de Rei do Rock.

Sucesso

Racismo?

Por essa apropriação cultural, a coroa de Elvis deve ser, sim, reconhecida como um símbolo racista.

o Rei do Rock?

Então quem é

Como tantos outros gêneros, o Rock não tem apenas um rei, mas vários, que bebiam de diversas fontes, inclusive, uns dos outros.

Chuck Berry

Pelos 'riffs' e a maneira eletrizante de reproduzir o gênero, muitos da comunidade roqueira consideram Chuck o verdadeiro Rei do Rock.

Little Richard

...é outro grande concorrente ao título pelo ritmo eletrizante, mas também por quebrar padrões conservadores da época, chegando ao ponto de cantar como a Drag Queen 'Princess LaVonne'.

Fats Domino

Mais um dos pioneiros do Rock, o cantor e pianista de Nova Orleans também ajudou a fundar a base que sustenta o gênero.

Rosetta Tharpe

Tendo descoberto Little Richard e influenciado tantos outros artistas do gênero, é reconhecida como pioneira do Rock. É ela a mais próxima do que poderíamos reconhecer como Rei, ou melhor, Rainha do Rock. 

12 Filmes Biográficos do Rock

Veja também: