Pode ocorrer em todo tipo de relação, embora seja mais comum nas afetivas.

É uma forma de agressão psicológica e emocional.

Gaslighting?

O que é

Esse sutil tipo de abuso pode ser imperceptível e vai aos poucos corroendo a autoestima da vítima e tornando-a dependente de aprovação. Vejamos algumas características:

"Quanto drama"

"Você é louca!"

Uma das características é quando o parceiro não escuta e não tenta entender suas emoções.

Quando o parceiro não escuta e invalida suas emoções, você mesmo começa a questionar se está sendo exagerado. O parceiro fica como o racional e você como o irracional.

Chantagem emocional: Quando um parceiro tira a autonomia do outro ameaçando suicídio em caso de término; se corta e culpa o parceiro para conseguir o que quer; ou ameaça ele de outra forma.

Outra característica é manipular os fatos para fazer você acreditar nele e não na sua própria memória. Ele pode também mudar de assunto questionando seus sentimentos para invalidar a sua propriedade e razão sobre o assunto.

O parceiro abusivo pode também alegar que não se lembra de certa ocasião, conversa ou combinado, deixando o outro incapaz de cobrá-lo pelos seus atos.

Procure

ajuda!

Tentar sair dessa relação sem ajuda pode te fazer cair nas manipulações novamente. Cerque-se de amigos para apoio emocional e consulte um psicólogo.

Fonte: azmina.com.br/