Especulativa?

O Que é Ficção

O termo 'Ficção Especulativa' é utilizado de diversas formas e depende muito de seu contexto. De uma maneira abrangente o termo define uma ficção que especula como o mundo seria se algo específico acontecesse.

Muita coisa

Podendo ser fantástico ou cientificamente embasado, pode ser sci-fi ou surreal, ainda pelo fato de reimaginar o mundo de uma forma específica. O que é muito visto em séries como Black Mirror, Laboratório de Dexter ou Arquivo X.

Fantasia?

Na série a ficção não se limita apenas apenas no Sci-fi, mas reimagina um mundo completamente distinto utilizando a ciência para especular.

Black Mirror

É correto afirmar que a Ficção Especulativa é um subgênero da Ficção Científica, porém não é apenas isso.
A ficção especulativa também abrange filmes e séries sem base científica nenhuma.

Uma série muito famosa do gênero, que durou de 1959 a 1964, criada por Rod Serling. Onde cada episódio apresenta uma história surreal que pode ou não ter base científica.

Além da Imaginação

A série ganhou um remake produzido por Jordan Peele no dia 1° de Abril de 2019, no dia da mentira. Brincando com termo do gênero que explora.

O queridinho do momento de David Cronenberg, famoso diretor de Ficção Especulativa, conta a história de uma sociedade distópica onde o corpo humano evoluiu a ponto de não sentir dor, não ter infecções, criar órgãos novos e até comer plástico.

Crimes do Futuro

Outro que vem fazendo sucesso, de Dan Kwan e Daniel Scheinert, fala sobre a possibilidade de se conectar com seus "eu's" de universos paralelos e conseguir as habilidades que eles exploraram em vidas alternativas.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

A Ficção Especulativa, então, é Sci-fi, fantasia, terror e qualquer outra coisa que não seja realista, mas que PODERIA ser.
Geralmente atribuidos a filmes que caminham entre a fantasia e a ficção científica.

Veja Também:

Steampunk

O Que é

Click Here