Assim como o Steampunk, o Dieselpunk é um subgênero do gênero 'Retrofuturismo', que imagina um mundo onde a tecnologia teria avançado drasticamente com fontes de energia antigas.
No caso do 'Steampunk', a tecnologia teria chegado a robos conscientes movidos a vapor. No caso do 'Dieselpunk', como o próprio nome sugere, a tecnologia avançada funciona à base de Diesel ou outros combustíveis fósseis.
E, também como o steampunk, a moda da época onde o combustível foi mais usado permanece. Se o Steampunk é imaginado com vestimentas vitorianas, no Dieselpunk a estética se baseia no período das Guerras Mundiais.
As máquinas de guerra são inteligentes e autônomas, a poluição das cidades é inevitável e o tema recorrente é o da guerra - tendo soldados com máscaras de gás, mas não necessariamente. Muitas vezes o estilo de vestimenta reinventa o subgênero.
Embora a série se passe em dois mundos muito diferentes, o mundo terreno que não utiliza magia tem a temática Dieselpunk, com a atmosfera distópica urbana.
Na franquia também não vemos a estética de primeira ou segunda guerra mundial. Porém, nesse universo distópico, tudo é movido a derivados de petróleo. E carros são cultuados até como quase uma religião.
Na segunda parte da série, a sucessora de Aang vive em tempos de urbanismo com a ascenção da tecnologia do tempo de Aang, respeitando o Dieselpunk em todas as esferas.
No filme de 1998 acompanhamos a estética Dieselpunk de outra maneira - em uma distopia quase cibernética, trazendo a parte Noir do subgênero.
De todos que apresentamos até agora, esse é o que mais respeita o gênero Dieselpunk em todas as esferas. Um filme divertidíssimo e subavaliado. Ele apresenta a história de uma menina julgada por assassinato que cria um mundo de fantasias em sua cabeça para fugir da realidade do manicômio.
O mais comercial da lista, mas respeitando o subgênero em todas as suas esferas - imenso avanço da tecnologia (que é capaz de fazer supersoldados por exemplo) em um tema de Segunda Guerra Mundial. Divertido e cativante - um dos melhores da Marvel em minha opinião.