Cinema

Neo-Noir?

O Que é

Cinema Neo-Noir é basicamente uma releitura do cinema Noir, um subgênero que ficou famoso nos anos 40 e 50. Noir significa 'negro' em francês e tratava de histórias de detetives com fotografias que explorava recortes de luz e sombra.

Já no cinema Neo-Noir (ou Neon-Noir), a fotografia que domina o gênero explora os recortes de luzes coloridas, acompanhado de um filtro que dá o efeito esfumaçado nas luzes. 

Além disso, muitos filmes contemporâneos do Neo-Noir usam trilha sonora Synthwave, música típica dos anos 80.

O Portal Democracia preparou uma lista pra você conhecer mais sobre o gênero.

Comportamento

Bom 

O filme de 2017 dirigido pelos irmãos Safdie conta a história de um irmão mais velho que tenta pagar a fiança de seu irmão deficiente que foi preso em um assalto falho.

Joias

Brutas

Também dos irmãos Safdie, o filme de 2019, produzido pela Netflix, conta a história de um dono de joalheria viciado em apostas que tenta leiloar uma jóia sem valor.

Última

Soho

Noite em

O filme de 2021 dirigido por Edgar Wright conta a história de uma estudante de moda que encarna todas as noites no corpo de uma aspirante a cantora dos anos 60.

Drive

O filme de 2011 dirigido por Nicolas Winding Refn conta a história de um piloto de fuga da máfia que se envolve com sua vizinha e a ajuda a livrar seu marido das mãos de criminosos.

Taxi Driver

O clássico de '76 de Martin Scorcese, um dos precursores do gênero, conta a história de um taxista noturno que elouquece aos poucos por conta de remédios.

Outros

- Demônio de Neon (2016) de Nicolas Winding Refn
- Clímax (2018) de Gaspar Noé
- Enter The Void (2009) de Gaspar Noé
-Oldboy (2003) de Park Chan-wook
- Batman (2022) de Matt Reeves
- Seven: Os Sete Pecados Capitais (1995) de David Fincher.

Veja Também

O que é

Extrimity

New French