´

Atompunk?

O que e

Já passamos por 'Steampunk' e 'Dieselpunk', agora está na vez do 'Atompunk. E o que é isso?

Não precisa procurar os outros stories, vamos dar todo o parecer sobre esse subgênero para qualquer um entender.

Retrofuturismo

''Atompunk' faz parte de um subgênero da ficção científica chamado 'retrofuturismo', que é basicamente como se um certo período do passado tivesse avançado muito tecnologicamente, sem mudar a fonte de energia da época.

No caso do 'Steampunk', vemos robôs e naves movidos a vapor. No 'Dieselpunk', movidos a combustíveis fósseis. E no 'Atompunk?

Exatamente, é a energia nuclear que moveria essa tecnologia.

Se o 'Steampunk' se passava na época vitoriana, respeitando a estética da época; e o 'Dieselpunk' tinha estética das duas guerras mundiais; o 'Atompunk', então, tem toda sua estética baseada nos anos 50, 60 e 70, durante as pesquisas nucleares. Essa imagem é do jogo Call of Duty: Black Ops 2, de uma fase que simula cidades de teste de bombas atômicas.

Colocando a estética dessa época num futurismo possível, o resultado que vemos é a dessas imagens que temos mostrado.
Então vamos entender melhor vendo alguns:

´

Filmes e Series

Os Jetsons

A famosa animação de Hannah Barbera não enxergava um gênero retrofuturismo, por assim dizer. Mas enxergava o futurismo atompunk exatamente por ter sido criada durante os anos 60.

De Volta Para

O Futuro 2

Outro caso de uma visão futurista do passado, o segundo filme da famosa franquia nos apresenta um futuro visto de uma forma retrógrada. Embora o mesmo tenha sido feito nos anos 80, a estética ainda é Atompunk.

Star Trek

Outro caso que se encaixa no gênero por acaso e não de propósito, a famosa série que estreou nos anos 60 enxergava o futuro com o olhar contemporâneo da época, resultando na estética Atompunk.

Jonny Quest

A famosa animação infantil que agradou adultos ao redor do mundo, ainda que não tão futurista, explora a estética atompunk em suas aventuras.

Marte Ataca

Também dos anos 80, mas respeitando a estética Atompunk, esse filme de comédia e terror trash que fez a infância de muitos adultos pode se encaixar no gênero Atompunk.

Proibido

O Planeta

Um clássico dos antigos cinemas Drive-in, esse filme de ficção científica tentou se manter futurista para os anos 60 e entra para nossa lista exatamente por isso.

Dieselpunk

Veja Tambem