dos 27

O Clube

O Clube dos 27 é um grupo de músicos, geralmente roqueiros, que morreram precocemente aos 27 anos.

O pioneiro, e mais importante da lista. As circunstâncias de sua morte permanecem um mistério. Alguns apontam sífilis e outras fontes falam sobre envenenamento.

Johnson

Robert

O talento de Robert melhorou drásticamente de uma hora para outra, fazendo os músicos da época relacionarem sua proeza com a venda de sua alma ao diabo. Robert tem diversas músicas com o tema.

De acordo com a lenda, o Diabo te dá 10 anos para aproveitar sua parte do contrato antes de levar sua alma. Robert teria feito o pacto na encruzilhada da 61 com 49 em Clarksdale, Mississipi.

Brian Jones

O Guitarrista do Rolling Stones era conhecido por seu estilo de vida regado a drogas. Jones foi achado morto na piscina de sua casa em1969, mas a causa da morte nunca foi oficialmente divulgada.

Jimi Hendrix

Em 1970, o virtuoso guitarrista também morre de forma misteriosa. Jimi teria saído de uma festa em Londres com sua namorada e voltado ao hotel, onde teria morrido asfixiado pelo próprio vômito.

Entretanto, de acordo com sua namorada, Monika Danneman, Jimi teria ingerido 9 pílulas para dormir e estava vivo quando foi colocado na ambulância. 

De acordo com o ex-roadie de Jimi, seu empresário, Mike Jeffrey, teria confessado o assassinato de Jimi. Ele teria contratado um grupo para invadir o quarto de Jimi e forçá-lo a ingerir vinho e pílulas. 

O médico que atendeu Jimi concordou com a possibilidade de assassinato pela grande quantidade de vinho em seu pulmão e em suas roupas e cabelos. O empresário de Jimi tinha uma apólice de seguro de 2 milhões no nome do guitarrista.

Kurt Cobain

O criador do Grunge e vocalista do Nirvana morreu em 1994. Ele foi encontrado em seu quarto com uma espingarda na mão e altas dosese de heroína no sangue, mas mistérios também circundam esse suicídio.

Um mês antes do ocorrido, Courtney Love, namorada de Kurt, encontrou Cobain apagado. Ele havia tido uma overdose de champagne com Rohypnol. Love relatou que essa foi a primeira tentativa de suicídio de Cobain.

Duas semanas depois, Courtney ligou à polícia alegando que Kurt havia se trancado no quarto com uma arma. A polícia apreendeu armas e pílulas de Kurt, que alegou não ser suicida e que só queria se esconder de Love.

No dia 30 de Março, Kurt foi internado em uma clínica de reabilitação. No dia seguinte, Kurt pulou o muro da clínica e voltou a Seattle. Três dias depois, Courtney contratou um detetive particular, Tom Grant, para achar Cobain.

No dia 8 de abril, um eletricista descobriu Kurt morto em sua casa com uma espingarda e um bilhete suicida para seu amigo imaginário de infância. O legista concluiu que o cantor havia morrido dois dias antes.

O detetive, Tom Grant, aponta que em trechos do bilhete, a letra é diferente da de Kurt. A arma encontrada não pussuía suas digitais e que, com a quantidade de heroína em seu sangue, ele não conseguiria puxar o gatilho. Grant acredita que Kurt foi assassinado.

Grant também acredita que Courney Love teve envolvimento com o assassinato. A cantora passou 3 dias fora de casa enquanto Kurt 'se suicidava'. O pai de Courtney afirmou que ela seria capaz de fazer isso.

O vocalista da banda The Doors faleceu em 1971, em seu apartamento em Paris. Em sua lápide está escrito Kata Ton Daimona Eaytoy, que significa "Contra o demônio dentro de si mesmo", em grego.

Jim Morrison

Your Page!

A causa oficial é ataque cardíaco, porém nenhuma autópsia foi feita. Jim teria morrido por overdose de heroína. Ainda que Jim não fosse usuário da droga, sua namorada, Pamela Couson, era. Ela também morreu aos 27, quatro anos depois.

Janis Joplin

A vocalista que se manteve no topo das paradas, morreu em seu quarto de hotel um dia antes das gravações para seu novo album.
Janis, que estava limpa, teve uma recaída e sofreu uma overdose de heroína.

Winehouse

Amy

A última a entrar para o clube, morreu por ingestão abusiva de bebidas alcoólicas somado ao seu estado de saúde deplorável - consequência da bulimia e dos abusos de droga.

Astrologia

Outra teoria que circunda o Clube dos 27 é o 'Retorno de Saturno'. Fenômeno que acorre aos 28 anos de idade, quando Saturno volta à posição original, fechando o seu ciclo.

Antroposofia

De acordo com a antroposofia, a vida pode ser dividida em períodos de sete anos: Primeira Infância (aprendizado), Segunda Infância (questionamento), Adolescência (conflito) e Juventude (autoconhecimento.

Depois de 28 anos, o ciclo se fecha e se reinicia, mas agora da perspectiva da fase adulta. Isso torna a idade de 28 anos um símbolo de maturidade - fazendo-nos relacionar o Clube dos 27 com a eterna juventude - jovens que não conseguiram se tornar adultos.

Apesar das teorias, a verdade é que uma grande quantidade de fama, tempo livre e dinheiro para pessoas tão jovens pode muito bem acarretar em más escolhas, abuso de drogas e depressão.
O que não faltam são exemplos.

Veja também:

O Rei
do Rock