PORTAL DEMOCRACIA
Economia Manchete

Vale-gás pagará metade do valor do botijão a famílias de baixa renda

botijão de gás

O projeto de criação de um vale-gás para famílias de baixa renda, criado pelo deputado Carlos Zaratini (PT-SP) e aprovado pelo Congresso em outubro foi assinado nesta sexta-feira (03), pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Chamado de “Auxílio Gás dos Brasileiros“, o decreto não define a data em que o benefício começará a ser depositado às famílias.

Segundo o decreto publicado hoje no Diário Oficial da União, o benefício será pago a cada dois meses e o valor será equivalente a 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg. Atualmente, a média nacional do botijão é de R$ 102,46, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Mas, em alguns estados, esse valor é maior. Assim, fazendo a conta, o vale-gás deve ser em torno de R$51.

Auxílio Gás dos Brasileiros: Bolsonaro assina projeto para vale-gás

O benefício terá duração de 5 anos. Dessa forma, visto que o pagamento será a cada dois meses, a expectativa é de que sejam pagas 30 parcelas, no total. De acordo com o texto do projeto, os elegíveis do benefício do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, são aqueles:

  • cujo registro do CadÚnico tenha sido atualizado nos vinte e quatro meses anteriores;
  • com menor renda per capita;
  • com maior quantidade de membros na família;
  • beneficiárias do Programa Auxílio Brasil; e
  • com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

O objetivo do vale-gás é aliviar a população de baixa renda, já que, desde o início do ano, o preço médio do gás de cozinha já subiu quase 30% e é um dos itens que mais tem pesado na inflação.

Related posts

Primeiro transplante de coração de porco para humano aconteceu nos EUA

Rafaele Oliveira

Vacinação infantil é mais lenta em estados com IDH menor

João Baricatti

Juristas analisam o relatório final da CPI da Covid e pedem cuidado com “espetáculo”

Rafael Bruza

Leave a Comment