A estátua de uma vaca magra, completamente pintada de amarelo, foi colocada em frente à B3, a bolsa de valores de São Paulo, nessa quinta-feira (09). Obra da artista Marcia Pinheiro, a estátua é uma critica social destinada à fome. Marcia se utilizou de uma figura bem presente no nosso imaginário recente: o Touro de Ouro que tinha sido instalado no mesmo local que está a vaca magra, mas foi retirado pela prefeitura.
De acordo com a Marcia, a obra é “símbolo das pessoas que passam fome no Brasil”: A minha obra, a vaquinha magra amarela, é o símbolo da fome e falta de emprego. Representa o choque de realidade da maioria dos brasileiros: sem empego e sem oportunidades. Quero mostrar que nossa situação está se agravando. Queria como artista mostrar esse choque de realidade”.

A estátua chegou à B3 pela manhã mas, às 11 da manhã, um dos produtores responsáveis pela intervenção artística retirou a peça para que ela não fosse apreendida pelos policiais.
Não é a primeira vez que Marcia usa estátuas de vacas
Essa não é a primeira vez que Marcia usa estátuas de vacas magras como maneira de criticar ou chamar atenção para algum tema. Em 2016, vacas foram instaladas em diversos locais de Fortaleza, capital do Ceará. Na época, elas foram usadas para representar a seca e seus efeitos.
Em fala ao g1, Marcia fez questão de ressaltar que, mesmo as estátuas sendo grandes, tudo é bancado com seu dinheiro, sem nenhum apoio público: “Todos esses custos foram por minha conta. Não tinha edital, não tinha dinheiro de governo e foi tudo por minha conta”.