PORTAL DEMOCRACIA
Manchete

Turista é ferido em ataque de tubarão na Praia do Lamberto, Ubatuba

Ubatuba

Um turista francês, de 59 anos, foi atendido na Santa Casa de Ubatuba no último dia 3, após ferir a sua perna em um ataque de tubarão, na Praia do Lamberto, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O diagnóstico de mordida de tubarão foi feito pelo Instituto Argonauta, após uma análise das imagens do ferimento da vítima. O ataque envolvendo tubarão é o primeiro em trinta anos.

Turista é ferido por tubarão em praia de Ubatuba

Segundo comunicou a cunhada da vítima ao UOL, foi tudo muito rápido. O turista entrou no mar e, cinco minutos depois saiu, correndo e nervoso. Depois de mostrar o ferimento na perna aos familiares, procuraram atendimento médico na Santa Casa da região. Conforme o relato da cunhada, o hospital não parecia estar preparado para lidar com o tipo de lesão causada ao turista.

ubatuba praia do lamberto
Perna de turista francês é ferida em ataue de tubarão na Praia do Lamberto, Ubatuba. | Foto: Reprodução/Instituto Argonauta

O especialista em tubarões Otto Bismark, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), foi o responsável por analisar os ferimentos do francês e emitir o diagnóstico através do Instituto Argonauta. Ele conta que foi necessário tempo para determinar o causador das feridas e, por isso, o resultado preliminar saiu quase uma semana após o acidente.

“Em um primeiro momento, apenas com as fotos divulgadas inicialmente, não foi possível identificar o animal causador das lesões. As imagens disponíveis levaram a acreditar que as chances de ser um tubarão eram mínimas. Depois, ao ouvir os relatos da família e obter mais fotos e informações detalhadas sobre o acidente, o professor Otto Bismarck Gadig chegou à conclusão de que as lesões, são, de fato, compatíveis com a mordida de um tubarão.”

comunicou o Instituto Argonauta, em nota.

Embora seja de conhecimento dos oceanógrafos que existem algumas espécies de tubarões na região de Ubatuba (SP), não há registros de acidentes ou ataques nos últimos trinta anos. A análise das imagens deve continuar, a fim de que sejam constatadas as características do tubarão e em quais circunstâncias houve a mordida. O turista está bem e já retornou para a França, onde deve passar por nova avaliação.

Related posts

Dia da Consciência Negra: 3 filmes brasileiros para conhecer e assistir

João Baricatti

Cowboy Bebop é cancelado após uma temporada

João Baricatti

Ipam: desmatamento na Amazônia cresceu 56,6% no governo Bolsonaro

Rafaele Oliveira

Leave a Comment