PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete Política

TSE divulga as perguntas das Forças Armadas sobre o processo eleitoral

tse votações eleições

As perguntas feitas pelas Forças Armadas e as respostas elaboradas pela área técnica do Tribunal Superior Eleitoral sobre o processo eletrônico de votação foram divulgadas pelo TSE na tarde nesta quarta-feira (16).

Na última semana, Jair Bolsonaro (PL), atual presidente do Brasil, afirmou que o TSE estava evitando responder as perguntas das Forças Armadas pois, segundo ele, as questões apontam para “vulnerabilidades” nas urnas eletrônicas.

As respostas tinham sido divulgadas apenas para às Forças Armadas, seguindo uma determinação da Comissão de Transparência Eleitoral do TSE.

TSE decidiu tornar o documento público

No entanto, partes parciais do documento acabaram sendo vazadas, então a Corte optou por lançar o conteúdo do documento na íntegra ao invés de deixar apenas partes jogadas.

A decisão foi tomada pelo atual presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, em conjunto com os futuros presidentes do tribunal, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Segundo a corte, a divulgação das informações não impactam a segurança da Justiça Eleitoral, alem de serem de interesse público.

Em texto que acompanha o documento, Barroso falou sobre sobre a divulgação:

De fato, como é público, há uma investigação policial em curso, em razão de vazamento de informação constante de processo sigiloso, atribuído ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República (Inquérito nº 4.878/DF, Rel. Min. Alexandre de Moraes). O fato delituoso em apuração consistiu na divulgação, em redes sociais, de documentos produzidos em investigação sigilosa envolvendo ataque hacker contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Informações sensíveis, que facilitam a atuação criminosa, foram divulgadas em rede mundial

urna eletrônica tse
Questões das Forças Armadas são sobre o processo eleitoral. | Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE | Flickr

Diretamente da Rússia, durante uma entrevista à “Jovem Pan”, Bolsonaro falou sobre as respostas: “Estou aguardando — todo o Brasil está aguardando — o que as Forças Armadas dirão sobre a resposta do TSE. Se procede, se o TSE tem razão ou se não tem razão e o porquê“.

O documento pode ser acessado aqui.

Related posts

Rolling Stones tiram o hit ‘Brown Sugar’ de turnê por referências à escravidão e estupro

Rafael Bruza

Mulher nega ter xingado Bolsonaro de “Noivinha de Aristides” antes de ser presa

Rafael Bruza

Atriz cancela peça em teatro que fez talk-show com Sergio Moro

Rafael Bruza

Leave a Comment