PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete Política

Touro de Ouro é removido do centro de SP e Bolsa de Valores será multada

touro-de-ouro-e-removido-do-centro-de-sp

A Bolsa de Valores (B3) retirou na noite desta terça-feira (23) a estátua do Touro de Ouro, que ficou por uma semana em situação irregular na Rua 15 de Novembro, centro de São Paulo.

A estátua de 3m de altura, 2m de comprimento e mais de 5m de comprimento foi embalada em plástico para evitar danos. Um guindaste colocou a obra e um caminhão diante de pessoas que assistiam a cena. Não há confirmação sobre o destino da obra.

A Bolsa de Valores teve que retirar o Touro de Ouro após a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura, apontar irregularidades na instalação da estátua e determinar sua retirada.

Por 5 votos a 4, a CPPU entendeu que a escultura tem caráter predominantemente publicitário ou promocional, o que é vedado pela Lei Cidade Limpa – a imagem do Touro de Ouro faz referência a uma das patrocinadoras da obra, a empresa de educação financeira “Vai Tourinho”, que pertence ao economista Pablo Spyer e da XP Investimentos.

A comissão também concluiu que o responsável pela instalação da obra – a Bolsa de Valores – infringiu um dispoitivo da legislação ao instalar em local público a estátua sem autorização prévia da CPPU.

A Bolsa de Valores deve ser multada, neste sentido. O valor da multa será decidido pela Subprefeitura da Sé.

O presidente da bolsa, Gilson Finkelsztain, afirmou no dia da instalação que o monumento simboliza “força e resiliência” do povo brasileiro.

O Touro de Ouro, porém, se tornou um local de protesto contra a situação econômica do país.

Um dia após ser instalada, jovens do “Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz da Liberdade” colaram cartazes em protesto contra a fome. Eles afirmaram que o touro “é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho”.

A ONG SP Invisível também ofereceu um churrasco a moradores de rua diante do touro.

E no dia seguinte o coletivo “Movimento Juntos” também realizou protesto na estátua exigindo “taxar os ricos”, dentro da campanha “Nem a fome, nem os bilionários deveriam existir: taxar os ricos para combater a crise”.

Related posts

Porchat contesta Brasil 247 e diz que votará em Ciro Gomes – não em Moro

Rafael Bruza

Marco Aurélio critica nomeação de general ex-ministro de Bolsonaro para o TSE: “É negativo”

Rafael Bruza

Prefeitura de SP leva 2ª dose da vacina para pessoas em situação de rua

Rafaele Oliveira

Leave a Comment