PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete

Touro de Ouro da B3 deve ser removido

touro de ouro b3

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), que faz parte da Secretaria Municipal de Urbanismo anunciou, na tarde dessa terça-feira (23), que concluiu que a estátua “Touro de Ouro“, localizada em frente à B3, bolsa de valores do Brasil, na região central de São Paulo, é uma peça publicitária instalada de maneira irregular, logo, o touro deve ser retirado do local imediatamente.  Além da retirada, a irregularidade também pode acarretar em uma multa, que ainda vai ser determinada pela Subprefeitura da região da Sé.

A CPPU é o órgão da prefeitura que fiscaliza intervenções na paisagem urbana da cidade de São Paulo que possam interferir com os as regras estabelecidas na Lei Cidade Limpa.

touro de ouro b3
Touro de Ouro deve ser removido em breve (Foto: Divulgação/B3)Tou

A CPPU pode agir após muito debate sobre a peça. A questão era: o “Touro de Ouro” era uma peça cultural, o que somaria ao espaço público, ou uma peça publicitária, que polui a paisagem urbana? A resposta foi a de que a peça é sim publicitária e que foi instalada sem consenso do órgão.

Durante o período de debate, foi levado em conta o caráter publicitário da obra, já que trazia uma alusão a uma das marcas do se criador, Pablo Spyer, sócio da XP e apresentador do programa Minutinho Touro de Ouro na Jovem Pan.

Inaugurado na última terça-feira (16), a obra é assinada pelo arquiteto Rafael Brancatelli, a obra faz referência ao “Charging Bull”, uma estátua de Touro instalada em Wall Street, lar do mercado financeiro de Nova Iorque. 

Resposta da B3

Em nota, a B3 afirma que tem alvará para a instalação da estátua naquele lugar: “A empresa Dmaisb obteve alvará da Prefeitura de São Paulo, emitido pela Subprefeitura Sé (processo 6056.2021/0005279-8), com validade de 15/11/2021 (data em que a escultura foi instalada na rua XV de Novembro) a 15/2/2022″

“(Nossa empresa tem) a autorização do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal da Cultura para exposição em logradouro público, como evento temporário, durante o período de 1/10/2021 a 31/12/2021″”, completam.

Related posts

Sidney Poitier, primeiro ator negro a ganhar o Oscar, morre aos 94 anos

Rafaele Oliveira

Deslizamento destrói imóveis históricos em Ouro Preto (MG)

Rafael Bruza

Lula parabeniza Partido Socialista de Portugal por “grande vitória” nas eleições

Rafael Bruza

Leave a Comment