Mais uma polêmica envolvendo possível plágio no universo musical. A cantora Taylor Swift, que completa 32 anos nesta segunda-feira (13), deverá passar por um processo pelos direitos autorais da música Shake It Off, lançada pela artista em 2014.
O juiz Michael W. Fitzgerald, da Califórnia, decidiu, na última quinta-feira (09) recusar o pedido de Swift e aceitou seguir com o processo, movido contra a artista pelos compositores da música da banda de R&B 3LW. Segundo eles, Taylor Swift tirou a letra de Shake It Off da música Playas Gon ‘Play, lançada pelo grupo, em 2000.
Para Fitzgerald, existem “algumas diferenças perceptíveis” entre as músicas de Taylor Switf e do grupo 3LW, mas também há “semelhanças objetivas suficientes” para que o caso vá a julgamento. Veja, abaixo, algumas similaridades nas letras das canções.
A cantora Taylor Swift deve enfrentar processo pelos direitos de “Shake It Off”

O possível plágio foi levantado pelos compositores de Playas Gon ‘Play em 2017. Na época, os representantes de Taylor Swift chamaram de “ridícula” a alegação de violação de direitos autorais. Além disso, teriam dito que o processo era “nada mais do que um roubo de dinheiro”. O caso foi rejeitado em 2018, mas a dupla recorreu e o processo foi reaberto.
Na letra de Playas Gon ‘Play, escrita por Sean Hall e Nathan Butler, há o trecho “players, they gonna play, and haters, they gonna hate.” Em Shake It Off, o verso “the players gonna play, play, play, play, play, and the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate” parece apresentar algumas semelhanças. Compare as duas músicas: