PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

STJ decide afastar o governador do Tocantins por 6 meses; PF faz operação na sede do Governo

stj-decide-afastar-o-governador-de-tocantins-por-seis-meses

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu afastar o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por 6 meses, em uma investigação sobre suposto pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações.

O ministro Mauro Luiz Campbell tomou a decisão individualmente e deve submetê-la ao plenário da Corte, que pode confirmá-la ou revogá-la ainda nesta quarta-feira (20).

O Governo do Tocantins afirma que ainda não foi notificado da decisão.

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do governador e na sede do Governo de Tocantins. Uma segunda operação também atinge secretários estaduais, como Cristiano Sampaio, titular da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP).

Além das suspeitas de pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações, a Polícia Federal investiga suposta incorporação de recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados.

Segundo a TV Anhanguera, filiada da Globo no Tocantins, a investigação estima que cerca de R$ 44 milhões foram supostamente pagos em troca de vantagens indevidas.

Como as investigações ainda estão sendo feitas, os valores respondem ser maiores.

As investigações começaram há 2 anos, segundo a PF, e “reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados”.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi usado pelas equipes da Polícia Federal para evitar vazamento de informações, segundo a corporação.

Govervador de Tocantins é aliado de Jair Bolsonaro

Mauro Carlesse é do PSL, partido pelo qual se elegeu o presidente da República, Jair Bolsonaro  – hoje sem partido.

A gestão do governador de TOcantins é aliada do Governo Bolsonaro.

Em abril, Carlesse defendeu o Governo Federal das críticas que recebe em relação à pandemia da covid-19.

“Sempre defendo o presidente porque não é fácil. […] O mundo inteiro está sofrendo com esta pandemia e, às vezes, as pessoas criticam que não está fazendo nada. […] Todas as nossas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva], todo o tratamento que foi feito, foi custeado pelo governo federal. Feito pelo senhor Jair Bolsonaro. Veio de um homem que tem preocupação com o povo”, afirma.

Na época, Bolsonaro retribuiu compartilhando a declaração em seu perfil de Twitter, onde a fala do governador do Tocantins obteve mais de 175 mil visualizações.

“Governador de Tocantins e o apoio do Presidente no combate ao Covid”, comentou Bolsonaro na publicação.

 

 

Related posts

Rio de Janeiro atinge 80% da população vacinada

João Baricatti

Autor de novelas da Globo, Gilberto Braga morre aos 75 anos

Rafael Bruza

Rede e PSOL negociam cláusula em federação para permitir que Marina não apoie Lula no 1º turno

Rafael Bruza

Leave a Comment