PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

SP deve vacinar crianças sem comorbidades a partir da 2ª semana de fevereiro

vacina crianças são paulo

O governo de São Paulo afirmou, nessa sexta-feira (14), que o plano de SP é vacinar crianças sem comorbidades a partir segunda semana de fevereiro. A ideia é que a primeira faixa-etária a receber as doses sejam as crianças de 11 anos.

A vacinação no estado de SP começou nessa sexta-feira (14), em um evento simbólico, onde foi vacinada a primeira criança com comorbidade do estado. Os grupos de comorbidades para a vacina incluem: crianças com deficiência, comorbidades, indígenas e quilombolasA imunização para esse grupo deve começar já na próxima segunda-feira (17).

De acordo com o governo de SP, o calendário de vacinação pode sofrer alterações, pois as doses são distribuídas pelo Ministério da Saúde e não são suficientes para vacinar todo o grupo prioritário de São Paulo.

Confira o atual calendário da vacinação infantil:

  • 14/01 a 10/02: crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, com deficiência, indígenas e quilombolas
  • Segunda semana de fevereiro até o final do mês: crianças sem comorbidades, começando pelas seguintes idades:
    – 11 anos
    – 10 anos
    – 9 anos (parcial)
  • As datas para o início das demais idades não foram divulgadas
  • 2° Dose: intervalo de 8 semanas definido pelo Ministério da Saúde
      sp calendário vacinaCalendário de vacinação divulgado pelo governo de SP (Foto: Divulgação/ Governo de SP)

Primeira criança vacinada em SP

A criança indígena Davi Seremramiwe Xavante, de oito anos, que veio para São Paulo para fazer um tratamento no Hospital das Clínicas, foi a primeira criança a receber o imunizante não apenas em SP, mas em todo o Brasil. Atualmente Davi mora em Piracicaba, no interior de São Paulo, com uma tutora.

Durante a primeira etapa da vacinação, as crianças que vão ser vacinadas vão ser as de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. A expectativa do governo é de 850 mil doses devem ser aplicadas.

primeira criança vacinada
Primeira criança vacinada contra a covid-19 é indígena e tem 8 anos. | Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

O Cacique Xavante Jurandir Seremramiwe, pai de Davi, participou da cerimônia de forma virtual, já que mora em uma tribo no Mato Grosso do Sul. Sobre ver seu filho sendo o primeiro vacinado, ele disse: “O meu filho Davi Xavante ser o primeiro a tomar [a vacina] é exemplo para os demais povos indígenas tomem. Que o Ministério da Saúde honre e atualize, para que tenhamos prioridade para nossa criançada. Muito obrigado e que no Brasil a criançada tenha vacina pra todo mundo”, afirmou.

Nós temos que tomar a vacina e não esquecer o uso da máscara, o distanciamento. Com certeza a nova geração estará segura quando as aulas voltarem. Elas estarão com saúde e brincando”, completou o cacique

Related posts

Sibutramina e mais 2 remédios para emagrecer são permitidos no Brasil

Rafaele Oliveira

Eleições 2022: MDB oficializa a pré-candidatura de Simone Tebet

Rafaele Oliveira

Bolsonaro reclama da comparação de sua viagem com a de Lula

Rafael Bruza

Leave a Comment