PORTAL DEMOCRACIA
Fome Manchete

Só 26% das crianças do Brasil tem acesso à café da manhã, almoço e janta

Segundo reportagem do Jornal Hoje, programa diário da TV Globo, só 26% das crianças de 2 a 9, atendidas por serviços de Atenção Básica, têm acesso a uma dieta composta de, pelo menos, café da manhã, almoço e jantar. Esse dado é do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, e foi obtido pela Globo News através da Lei de Acesso À Informação.

Ainda de acordo com a reportagem, nos últimos anos, esse indicie tem piorado e, cada vez mais crianças não fazem as três refeições. Em 2015, 76% das crianças do Brasil se alimentavam três vezes ao dia. Em 2016, essa porcentagem desceu para 42%. Já em 2017, subiu para 46%, subindo novamente em 2018, quando alcançou 62%. Em 2019, esse indicie despencou e atingiu 28%. E, no ano passado, alcançou seu valor mais baixo dos últimos anos: apenas 21%.

Em 2021, por mais que o ano não tenha acabado, existe um índice provisório, que muda de mês em mês e, nesse ano, até outubro, ele está em 26%.

No Brasil, apenas 1 em cada 4 crianças realiza três refeições

Esse número é extremamente preocupante pois indica que, cada vez mais crianças não estão tendo acesso ao número de refeições adequadas, e as que estão, não estão se alimentando bem.

Esse mesmo estudo também indicou que a quantidade de crianças com acesso e que consomem alimentos ultraprocessados é maior que a quantidade que consome frutas e legumes. 85% têm acesso aos ultraprocessaods, 77% às frutas e apenas 66% consomem verduras.

Dados do IBGE mostram que insegurança alimentar aumentou em 2020

Segundo pesquisa do IBGE divulgada em setembro de 2020, a insegurança alimentar é realidade em 36,7% dos domicílios brasileiros, atingindo um total de 84,9 milhões de pessoas. Esse dado é da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil.

Em uma comparação com 2013, última vez que a pesquisa tinha sido realizada, pode-se constatar uma queda nos lares que não eram atingidos pela insegurança alimentar. Em 2020, o Brasil atingiu o patamar mais baixo desde 2004. Hoje, apenas 62,4% dos lares está em condição de segurança alimentar, menos que os 77,4% de 2013.

insegurança alimentar brasil
Situação de segurança alimentar no Brasil (Imagem: IBGE/Reprodução)

 

Related posts

Auxílio Brasil: anunciado calendário de pagamentos desse ano

João Baricatti

Boulos alfineta Salles após derrota da direita no Chile: “Você e a corja de milicianos são os próximos!”

Rafael Bruza

DESPERTADOR RECEBE HUMBERTO COSTA E LEONEL RADDE

Bruna Pannunzio

Leave a Comment