PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Saúde

Síndrome de Burnout é reconhecida como doença ocupacional pela OMS

síndrome de burnout

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, na atualização da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-11), válida a partir de janeiro deste ano.

A CID foi elaborada pela OMS e tem como objetivo identificar e catalogar doenças físicas e mentais, servindo de base para estatísticas de saúde em todo o mundo. As enfermidades são definidas por códigos e nomenclaturas universais, ou seja, podem ser usados em qualquer país.

Uma atualização da CID foi feita pela OMS porque a sua versão anterior, CID-10, foi lançada no início da década de 90 e não compreendia doenças novas, resultantes das mudanças na população, tecnologia e na medicina. A CID-11 busca refletir esses avanços.

OMS inclui a Síndrome de Burnout na CID-11

A Síndrome de Burnout foi reconhecida pela OMS como um fenômeno ocupacional, ou seja, uma doença causada pela exaustão no trabalho, recebendo o código QD85. Agora, é mais fácil para os trabalhadores que sofrem com sintomas de Burnout serem diagnosticados e receberem o devido tratamento.

Na CID-11, a Síndrome de Burnout está na categoria “Problemas associados ao emprego ou desemprego” e sua descrição afirma que “Burnout é uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso.”

síndrome de burnout
Alguns sintomas da Síndrome de Burnout incluem esgotamento, exaustão de energia e sentimentos de ineficácia no trabalho. | Foto: Freepik

Segundo o documento, a Síndrome de Burnout caracteriza-se por três dimensões:

  1. Sentimentos de esgotamento ou exaustão de energia;
  2. Aumento da distância mental do trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo em relação ao trabalho;
  3. Sensação de ineficácia e falta de realização. Burnout refere-se especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida.

Related posts

Ômicron: três doses da Pfizer neutralizam nova variante

João Baricatti

Aberta investigação contra PM que imobilizou mulher com bebê no colo

Rafaele Oliveira

Constantino leva invertida ao mostrar eleição de Bolsonaro na revista Time a Guga Chacra

Rafael Bruza

Leave a Comment