PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Segundo pesquisa, governos Dilma e Temer são melhores do que Bolsonaro

aprovacao-do-governo-bolsonaro-cai-para-19-a-menor-desde-o-inicio-do-mandato

Segundo dados do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgados na última segunda-feira (20), a população brasileira considera os governos de Dilma Roussef (PT), Michel Temer (PMDB), Luis Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) melhores do que o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Pesquisa Ipespe mostra que os governos Dilma e Temer foram melhores do que os de Bolsonaro

De acordo com a pesquisa, 45% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro pior do que o da ex-presidente Dilma Rousseff – que teve o mandato cassado através de um processo de impeachment em 2016 -, contra 34% que preferem a atual gestão. Em pesquisas realizadas nos anos de 2019 e 2020, 32% e 31%, respectivamente, consideravam o governo Bolsonaro pior do que o de Dilma.

dilma rousseff
Dilma Rousseff (PT). | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ainda segundo o levantamento feito pelo Ipespe, 37% da população acredita que a gestão de Michel Temer – constante alvo de denúncias de corrupção – foi melhor que a do atual chefe de Estado. Em contrapartida, outros 35% e consideram o trabalho de Bolsonaro melhor que o do emedebista. Em 2019, Bolsonaro era melhor avaliado que Temer por 45% a 25%; em 2020, por 44% a 23%.

temer semipresidencialismo
Michel Temer (PMDB). | Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Quando comparado com a gestão do ex-presidente Lula, a pesquisa recente mostra que, para 57% dos brasileiros, o governo Bolsonaro é pior. Nos anos de 2019 e 2020, 36% da população via o governo atual pior do que o do petista.

Em 2021, porém, com a alta do dólar, inflação disparada, aumento da fome e altas taxas de desemprego e de subocupação, Bolsonaro passou a ser visto por 48% da população como o pior presidente que o País já teve, enquanto Lula foi considerado o melhor por 51%.

Referente à economia brasileira, o Ipespe apurou que, para 69% dos brasileiros, ela está indo no caminho errado, contra 23% que acredita que está indo bem. No geral, 65% dos entrevistados aprovam o governo de Bolsonaro, enquanto 30% que aprova.

Related posts

Queiroga aponta dedo para repórter da GloboNews: “Povo do mau agouro”

Rafaele Oliveira

VÍDEO: Homem persegue, agride e quebra carro de mulher após batida

Rafael Bruza

Primeira criança vacinada contra a covid-19 é indígena e tem 8 anos

Rafaele Oliveira

Leave a Comment