PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

Rio de Janeiro atinge 80% da população vacinada

rio de janeiro vacinação

Segundo os novos dados da prefeitura do Rio de Janeiro, divulgados nessa quarta-feira (21), a cidade do Rio de Janeiro atingiu a marca de 80% da população vacinada contra Covid-19. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a prefeitura, 80,1% da população tomou as duas doses ou a dose única da vacina. Considerando a população de 12 anos ou mais, a porcentagem de imunizados é ainda maior, chegando em 93,5%.

A prefeitura fez um “fio” (uma série de tweets) para anunciar e comemorar o feito. Confira:

A prefeitura ressaltou que, segundo especialistas, o 80% de imunização é o “número mágico” e que, a partir desse número, a população encontra-se protegida: “Para muitos epidemiologistas, 80% é o número mágico da imunidade coletiva, ou seja, aquele patamar a partir do qual uma população, enquanto grupo, encontra-se razoavelmente protegida contra uma determinada doença.”, afirmou a conta da prefeitura.

E você que tá devendo vacina, pelo amor de Deus, meu filho, #SóVem logo! Não é hora de dar mole, mas… Chegamos a 80% e a gente aqui na Pref [prefeitura] não tá cabendo em si de orgulho da nossa cidade e de vocês cariocas”, disse a conta oficial da Prefeitura que, ao mesmo tempo que comemorou o feito, convidou aqueles que estão “devendo” a segunda dose a tomarem a vacina.

Carnaval do Rio de Janeiro segue marcado

Com a marca de vacinação atingida, associada a outros fatores, como baixa de internações e número de casos, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), que assessora cientificamente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro optou por não impor restrições ao carnaval na cidade.

comite-cientifico-libera-carnaval-no-rio-de-janeiro-e-blocos-comemoram
O Carnaval segue marcado / Foto – Divulgação (Fernando Maia/Riotur)

O carnaval de 2022 está marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março.

Eduardo Paes, atual Prefeito do Rio de Janeiro, afirmou, em seu Twitter, que as ponderações do CEEC são em relação ao estado atual da pandemia, podendo mudar com o tempo: “Esclarecimento: a manifestação do Comitê científico de ontem diz respeito ao momento atual. Faltam 2 meses e meio para o Carnaval. E, como já disse, vamos ter q diferenciar as diferentes formas de celebração. Estádio do samba (Sapucaí) permite controles. Na rua é mais difícil.”

Um parecer definitivo deve acontecer no ano que vem.

 

 

Related posts

Fachin e Moraes encontram Bolsonaro e entregam convite para posse no TSE

Rafaele Oliveira

Kyrie Irving, astro da NBA, ainda não está vacinado

João Baricatti

Eleições 2022: MDB oficializa a pré-candidatura de Simone Tebet

Rafaele Oliveira

Leave a Comment