PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política Racismo

Regina Duarte é rebatida após contestar Dia da Consciência Negra

regina-duarte-e-rebatida-apos-contestar-dia-da-consciencia-negra

A atriz e ex-secretária de Cultura do Governo Bolsonaro, Regina Duarte, foi criticada nas redes sociais neste domingo (21), após contestar o Dia da Consciência Negra compartilhando um vídeo de 2005, onde o ator Morgan Freeman afirma que para “combater o racismo é melhor não falar do tema”.

“Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca , Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas ? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? maduros, evoluídos , conscientes de nossa luta , irmanados em nossa capacidade, de sermos … HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?”, escreveu Regina Duarte na rede social.

Apesar de o vídeo ser verdadeiro, o ator Morgan Freeman mudou de posição sobre o combate ao racismo. Em 2020, Freeman aderiu ao movimento ativista antirracista dos Estados Unidos, Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

“Dedicarei minha plataforma para amplificar sua voz”, convocou o ator aos internautas na época: “Sendo um contador de histórias, acho importante defender cada uma das vozes únicas uns dos outros”.

A atriz ignora ou desconhece a mudança de postura de Freeman sobre debate do combate ao racismo – assim como outros milhares de internautas que continuam compartilhando a gravação neste ano.

Duarte foi rebatida por internautas nas redes sociais e decidiu fechar os comentários em sua publicação no Instagram.

A ex-consulesa da França, Alexandra Loras, teve tempo de responder o post : “Racismo escancarado no seu texto, Regina Duarte”, afirmou marcando o perfil da atriz no comentário.

Outros internautas também criticaram a ex-secretária de Cultura do Governo Bolsonaro.

“Pior que nem empregada essa mulher está para ser demitida, né? Quantas  pessoas racistas as grandes empresas financiaram ao longo dos anos? A quanta gente ruim demos audiência?”, contesta o autor-roteirista audiovisual, escritor e ilustrador, Estevão Ribeiro.

Também respondendo a atriz, outro internauta compartilhou a captura de um jornal da época da escravidão no Brasil que mostra anúncios da venda de escravos.

“VENDE-SE uma preta, de meia idade, de casa de família, sabendo cozinhar, lavar e engommar, sem vicios, negocio decidido”, dizia uma das ofertas de escravos registrada no jornal da época.

“Taí uma das razões, Regina Duarte, da necessidade de existir o Dia da Consciência Negra, afirmou o internauta Camilo Jr. ao compartilhar a imagem.

Veja outras críticas à atriz:

Related posts

Cinco deputados do PDT, 9 do PSB e 21 do PSDB votaram a favor da PEC dos Precatórios

Rafael Bruza

Polícia prende suspeito de matar mulher em Itapetininga/SP

João Baricatti

Citando a Bíblia, jovem chama Bolsonaro de ‘farsa’ no cercadinho (vídeo)

Rafael Bruza

Leave a Comment