PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

Rede pública do RJ cancela cirurgias não emergenciais

rede pública rj

Atualmente, o Rio de Janeiro vive uma crise de contaminação por causa da nova variante do Coronavírus, a Ômicron. São tantas infecções que, na rede estadual de saúde do estado, de cada dez médicos, três estão infectados e afastados do trabalho. Já na rede municipal, são dois para cada dez. Mesmo sendo um pouco menos, essa falta de médicos ainda afeta a rede pública de saúde do estado, o que fez o governo tomar uma medida drástica.

Por conta da falta de funcionários aptos, além das emergências lotadas, todas as cirurgias eletivas que seriam realizadas através da rede pública de saúde do RJ estão suspensas por 30 dias. A suspensão começa a valer a partir da próxima segunda-feira (17).

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, a medida se trata de um acordo entre os governo estadual e os municipais, por causa do afastamento de profissionais de saúde contaminados com a variante Ômicron da Covid. A decisão pode ser reavaliada ao longo do tempo, conforme o estado avaliar a evolução do caso. Se melhorar, a suspensão pode ser cancelada.

Em fala ao g1, uma funcionária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), falou sobre a situação da UPA: “Estão pedindo pessoas de outros plantões para vir. Só que é aquilo: você vem e não vai ter depois uma folga. Não tem hora extra, não tem nada”.

Covid internação EUA
Governo do RJ optou por cancelar cirurgias eletivas por conta da falta de médicos (Imagem: Amanda Perobelli/ Reuters)

Ainda falando ao g1, Valeska Holst, vice-presidente do sindicato dos médicos, todos os trabalhadores estão sobrecarregados desde 2020, quando a pandemia começou: “Isso desestrutura todo o processo de trabalho de uma série de outras doenças, porque as pessoas não param de adoecer por outras coisas ao mesmo tempo (…) Esses profissionais já estão sofrendo essa sobrecarga de trabalho desde 2020 e estão exaustos. Os serviços estão sobrecarregados e isso tá levando a consequências, à perda de qualidade desses serviços”.

 

 

Related posts

Ninguém tem a menor ideia da dimensão da nova onda de covid, alerta Miguel Nicolelis

Rafael Bruza

Lula diz que vereador do PT errou ao participar de protesto que invadiu igreja

Rafael Bruza

Ômicron foi detectada em 2,5% das amostras de covid-19 de SP

João Baricatti

Leave a Comment