PORTAL DEMOCRACIA
Economia Manchete

Recuperação da economia tende a não ser sustentável, afirma economista

economia

O avanço da vacinação no Brasil gerou expectativas positivas na população, especialmente nos 13,2% de desempregados que, com a recuperação da atividade econômica, sonham com uma recolocação.  No entanto, essa retomada da economia pode ser, além de lenta, insustentável. 

Essa melhora econômica é explicada pelo economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Rafael Bianchini. Segundo ele, a taxa de desemprego atingiu seu pico em março, com 14,7% da população sem uma ocupação formal e, a partir de então, levando em conta a sazonalidade do mercado de trabalho, tende a cair. Entretanto, uma vez que a atividade econômica aumenta, cresce também o número de desalentados e subocupados à procura de emprego, o que eleva o contingente de desocupados. Logo, a tendência é que a atual taxa de 13,2% caia de forma mais lenta.

Desigualdade, desordem institucional, risco de racionamento de energia e alta inflação são desafios para uma retomada econômica sustentável

economia
Recuperação da economia tende a não ser sustentável, afirma economista. | Foto: Guilherme Santos/Sul21

O economista também se mostra cético em relação a uma retomada sustentável, apontando a desigualdade, a desordem institucional e um possível risco de racionamento de energia como os grandes vilões. Além disso, destaca a alta inflação como outro problema para a recuperação econômica – a taxa é a mais alta em 19 anos, com um índice de 1,25% em outubro, segundo medição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com esse resultado, a inflação acumula alta de 8,24% no ano e de 10,67% nos últimos 12 meses. “Achar que a gente vai crescer muito e vai diminuir essa taxa significativamente, não acho. E, ainda que o mercado espere que a inflação não vá ficar em 8%, ela vai cair para uns 5%, o que continua sendo alto, acima da meta do Banco Central”, esclarece Bianchini.

Related posts

TCU determina que Alvarez & Marsal revele quanto pagou a Moro

Rafael Bruza

Em vídeo, biblioteca falsa de desembargador do Amazonas cai durante sessão

Rafaele Oliveira

Em carta da prisão, Roberto Jefferson diz que Bolsonaro “criou vício em dinheiro público”

Rafael Bruza

Leave a Comment