Mesmo não vivendo uma de suas melhores fases, o Real Madrid tem dado conta do recado. Na primeira posição da La Liga, o time merengue enfrentou o Barcelona, seu maior rival, em um Camp Nou lotado e se sagrou vencedor. Essa é a quarta vitória seguida do clube da capital em confrontos contra o time catalão, isso não acontecia há 56 anos e deixa mais em evidência: o Barcelona precisa, urgente, se reestruturar.
Não é de hoje que o Barcelona anda mal das pernas. Desde que o time catalão sofreu aquela humilhante goleada do Bayern, a maior em 74 anos, durante a edição da Champions League de 2020, o time parece ser apenas um fantasma do que foi. Tudo só piorou quando Messi, maior ídolo da história do clube, decidiu se juntar a Neymar, em Paris. Amargurando uma simples oitava posição no campeonato, o time enfrenta uma crise que parece não ter momento pra acabar.

O jogo
Válido pela 10ª rodada do campeonato espanhol, o “El Clásico” como é mundialmente conhecido, era visto como O jogo desse domingo. Se vencido, Real Madrid decretaria, de uma vez por todas, uma das piores fases do rival. Por sua vez, se o Barcelona levasse a melhor, seria um suspiro, um indicativo de que, talvez as coisas fossem melhorar, mas já sabemos como a partida realmente se encerrou.
Quem começou forte foi o Barça que, mesmo mais desorganizado, jogou soltou buscando o gol, mas, foi numa dessas, que o Real Madrid aproveitou e abriu o placar. Aos 32 minutos da primeira etapa, o clube merengue se aproveitou das sobras de um ataque e, rapidamente, montou uma jogada que não foi ninguém conseguiu parar. Alaba recebeu um belo passe de Rodrygo e anoutou o primeiro. Silêncio generalizado.
O jogo ficou morno. Por mais que os dois times tentassem nenhuma jogada interessante realmente era criada. Já era possível ver torcedores indo embora do estádio quando, já nos acréscimos, o Real ampliou. Mais uma vez, numa jogada criada a partir de um contra-ataque. O Barcelona até reagiu. Agüero marcou o de honra para os anfitriões, mas já era tarde.
A última vez que o Real Madrid tinha vencido 4 edições seguidas do “El Clásico” foi na década de 60. Entre 1962 e 1965, eles levaram a melhor sete vezes seguidas. Essa derrota, acende mais um alarme no clube catalão. Mais um dos mais de 100 que tocam diariamente na sede do clube.