PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete

Reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores é anunciado

reajuste salarial dinheiro professores

O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), anunciou nesta quinta-feira (27) um reajuste no piso salarial para professores de todo o país em 33,24%. Com o novo reajuste, o piso passa de R$ 2.886 para R$ 3.845. De acordo com Ana Flor, que tinha antecipado o anúncio em seu blog na noite da última quarta-feira (26).

Segundo o post em seu blog, o reajuste que estava sendo discutido entre a Casa Civil, o Ministério da Economia e o Ministério da Educação era bem menor, de 7,5%, e esse revisão também atenderia governadores e prefeitos, já que estados e municípios arcam com a maior parte do custo da folha da educação básica.

O que fez com que o reajuste fosse maior foi a pressão dos  parlamentares da área da educação e das categorias do magistério, além das ameaças de judicialização, que levaram ao governo ceder mais do que queriam, já que não desejavam assumir o custo político de dar um percentual de reajuste menor que 33%.

volta as aulas sp
Piso salarial dos professores vai aumentar em 33% | Foto: Rede Brasil Atual

Como o valor do reajuste foi calculado?

O reajuste de 33%, defendido e apresentado pelos professores, segue os critérios da antiga lei do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb), substituída por uma nova versão aprovada no fim de 2020.

A revisão do salário dos professores já era previsto, já que em 2008 a lei do piso salarial dos professores foi sancionada e, desde então, estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro. O novo valor passa a valer já em maio e deve ser publicado em Medida Provisória ainda nesta semana.

Related posts

Youtube apaga vídeo de Malafaia com falsa associação entre vacina e “infanticídio”; conteúdo segue no Twitter

Rafael Bruza

Petrobras vai subir preço do diesel e da gasolina a partir dessa quarta (12)

João Baricatti

Viúva confirma morte do criador do Coronel Siqueira e aponta invasão da conta no Twitter

Rafael Bruza

Leave a Comment