PORTAL DEMOCRACIA
Internacional Manchete Política

PT apaga saudação à releição de Ortega na Nicarágua

pt-apaga-saudacao-a-reeleicao-de-ortega-na-nicaragua

O Partido dos Trabalhadores retirou de seu site oficial uma nota do secretário de relações internacionais da legenda, Romenio Pereira, que saudava as reeleição do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, como “uma grande manifestação popular e democrática”.

Ao tentar acessar a nota no site do PT, aparece a seguinte mensagem: “Companheiro ou companheira, a página que você procura não existe. Por favor use o campo de busca para tentar encontrar”

Ao longo da semana, o PT recebeu críticas tanto de apoiadores quanto de opositores pela publicação da mensagem de apoio a Daniel Ortega, que está no poder há 14 anos.

A Nicarágua é apontada como uma ditadura comandada por Daniel Ortega, que suprime direitos políticos e civis. O presidente do país obteve 75% dos votos no último domingo (08), em eleições contestadas e repudiadas em âmbito internacional, por conta principalmente da prisão de sete eventuais adversários eleitorais e 32 opositores, antes da disputa.

A Nicarágua também negou que observadores da União Europeia (UE) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) fiscalizassem a votação neste domingo. Ainda há relatos de jornalistas impedidos de entrar no país.

A despeito disto, a nota do PT exaltava as eleições como uma “vitória”.

“Os resultados preliminares, que apontam para a reeleição de Daniel Ortega e Rosario Murillo, da FSLN, confirmam o apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário”, dizia a nota. “Esta vitória será conquistada apesar das diversas tentativas de desestabilização do governo e do bloqueio internacional contra a Nicarágua e seu atual governo, uma situação que penaliza principalmente os mais pobres e necessitados”.

No Twitter, a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (RS) afirmou que a nota do secretário internacional do partido “não foi submetida à direção partidária”.

“A posição do PT em relação a qualquer país é defesa da autodeterminação dos povos, contra interferência externa e respeito à democracia, por parte de governo e oposição. Nossa prioridade é debater o Brasil com o povo brasileiro”, afirmou Gleisi.

Em agosto, o ex-presidente Lula pediu que Ortega não abrisse mão da Democracia.

“Se eu pudesse dar um conselho ao Daniel Ortega, daria a ele e a qualquer outro presidente. Não abra mão da democracia. Não deixe de defender a liberdade de imprensa, de comunicação, de expressão, porque isso é o que favorece a democracia”, disse Lula em agosto à jornalista Sabrina Berman, do Canal Onze do México.

O ex-presidente também destacou que “as coisas não andam nada bem por lá”.

“Faz dez anos que não tenho contato com a Nicarágua, não sei muito bem o que está acontecendo lá. Mas tenho informações de que as coisas não andam nada bem por lá”, disse. Segundo ele, “na Nicarágua, seria bom ter alternância de poder”. “Eu dizia ao [Hugo] Chávez, dizia ao [Alvaro] Uribe: toda vez que um governante começa a se achar insubstituível e começa a se achar imprescindível, está surgindo um pouco de ditadura naquele país”.

Related posts

Depois da homofobia, da misoginia e da xenofobia surge o antissemitismo bolsonarista

Fabio Pannunzio

Cowboy Bebop é cancelado após uma temporada

João Baricatti

Produtora é presa e algemada pelos pés por fazer topless no ES

Rafael Bruza

Leave a Comment