PORTAL DEMOCRACIA
Economia Manchete

Procon RJ indica que empresas estão subindo preços para Black Friday

black friday procon

Entre outubro e novembro, o Procon-RJ,  órgão que realiza a defesa e proteção do consumidor no Rio de Janeiro, realizou um monitoramento nos itens mais buscados pelos consumidores durante a Black Friday em oito das maiores lojas de varejo do país. O resultado da  pesquisa apontou um aumento de até 57% nos valores dos produtos às vésperas da promoção generalizada. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de outubro e 18 de novembro. E pode ser acessada aqui.

Leia também: Avião bimotor com três pessoas cai em Paraty

Segundo o estudo, o item que registrou o maior aumento de preço foi a Air Fryer, que, em certas lojas, chegou a aumentar em 57%. Outro que chama assusta é o robô aspirador de pó, que limpa ambientes sem ajuda humana. Ele registrou um aumento de 34%. Ainda segundo a lista, os notebooks e celulares, dois dos itens mais vendidos e procurados durante essas promoções, também sofreram aumentos repentinos. Os notebooks aumentaram 32% e os celulares 28%.

A pesquisa do Procon RJ foi realizada levando em conta o preço de oito grande empresas do comércio varejista online. São elas: Amazon, Ponto (Antiga Ponto Frio), Americanas, Casas Bahia, Extra, Fast Shop, Shoptime e Casa & Vídeo. Os produtos pesquisados, em sua grande maioria, eram eletrodomésticos (Air Fryer, Micro-ondas, Lava Louças), Celulares (Samsung, Apple e Motorola), além de alguns produtos mais específicos, como a Alexa, assistente pessoal da Amazon e o, já citado, robô aspirador de pó

Black Friday ou Black Fraude?

Na tarde dessa quinta-feira (25), véspera da Black Friday, o termo Black Fraude chegou aos trending topics do Twitter brasileiro. Acontece que, além da pesquisa divulgada pelo Procon RJ, usuários da rede estavam fazendo um trabalho de monitoramento próprio, e acabaram percebendo alguns golpes e divulgaram na rede. Confira alguns tweets:

Resta saber qual será a ação do Procon em relação as lojas que alteraram os preços para fazer o famoso metade pelo dobro.

 

Related posts

As mulheres de Alcolumbre, o peculatário

Fabio Pannunzio

Fake news tira Bolsonaro do ar no Youtube por uma semana; CPI quer banimento

Fabio Pannunzio

Bolsonaro trata distribuição gratuita de absorventes como “Auxílio Modess”

Rafael Bruza

Leave a Comment