Entre outubro e novembro, o Procon-RJ, órgão que realiza a defesa e proteção do consumidor no Rio de Janeiro, realizou um monitoramento nos itens mais buscados pelos consumidores durante a Black Friday em oito das maiores lojas de varejo do país. O resultado da pesquisa apontou um aumento de até 57% nos valores dos produtos às vésperas da promoção generalizada. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de outubro e 18 de novembro. E pode ser acessada aqui.
Leia também: Avião bimotor com três pessoas cai em Paraty
Segundo o estudo, o item que registrou o maior aumento de preço foi a Air Fryer, que, em certas lojas, chegou a aumentar em 57%. Outro que chama assusta é o robô aspirador de pó, que limpa ambientes sem ajuda humana. Ele registrou um aumento de 34%. Ainda segundo a lista, os notebooks e celulares, dois dos itens mais vendidos e procurados durante essas promoções, também sofreram aumentos repentinos. Os notebooks aumentaram 32% e os celulares 28%.
A pesquisa do Procon RJ foi realizada levando em conta o preço de oito grande empresas do comércio varejista online. São elas: Amazon, Ponto (Antiga Ponto Frio), Americanas, Casas Bahia, Extra, Fast Shop, Shoptime e Casa & Vídeo. Os produtos pesquisados, em sua grande maioria, eram eletrodomésticos (Air Fryer, Micro-ondas, Lava Louças), Celulares (Samsung, Apple e Motorola), além de alguns produtos mais específicos, como a Alexa, assistente pessoal da Amazon e o, já citado, robô aspirador de pó
Black Friday ou Black Fraude?
Na tarde dessa quinta-feira (25), véspera da Black Friday, o termo Black Fraude chegou aos trending topics do Twitter brasileiro. Acontece que, além da pesquisa divulgada pelo Procon RJ, usuários da rede estavam fazendo um trabalho de monitoramento próprio, e acabaram percebendo alguns golpes e divulgaram na rede. Confira alguns tweets:
Olha a Black Fraude aí, gente
Eu e o @leomastelini estamos há um mês fazendo uma lista de coisas pra nossa casinha e eis que
TUDO ESTÁ MAIS CARO ESTA SEMANA
o print dos palhaços 🧶🤡 pic.twitter.com/aQPS6XkXUD
— Fernanda Giacomassi (@fegiacomassi) November 22, 2021
@kabumcombr Eeee começou a Black Fraude tudo pela metade do dobro kkk #BlackFriday pic.twitter.com/26fLtZlzoo
— Brunna Condoiséne (@brunnagual) November 25, 2021
Cuidado na black fraude.
Use mecanismos que acompanharam o preço dos produtos nos últimos meses.Esse parada que aconteceu com o iPhone 11 acontece com vários produtos. pic.twitter.com/UDyuVulPS5
— Lutty Shimaˢᶜᶜᵖ 島 (@luttyshimanutri) November 23, 2021
Resta saber qual será a ação do Procon em relação as lojas que alteraram os preços para fazer o famoso metade pelo dobro.