PORTAL DEMOCRACIA
Internacional Manchete Saúde

Primeiro transplante de coração de porco para humano aconteceu nos EUA

transplante de coração

David Bennett, um americano de 57 anos, foi o primeiro ser humano a receber um transplante de coração de porco. Bennett sofria de uma doença cardíaca terminal e disse em entrevista saber que se tratava de “um tiro no escuro”, mas que preferia arriscar a tentativa do que morrer.

A cirurgia inédita de transplante de coração de porco em um humano aconteceu na última sexta-feira (07), no Centro Médico da Universidade de Maryland, em Baltimore (EUA) e foi bem sucedida. O órgão do animal era geneticamente modificado e, até o momento, não foi rejeitado pelo corpo de Bennett.

Transplante de coração de porco para humano foi bem sucedido

De acordo com o comunicado da Universidade Maryland Medical School, o coração do porco era “a única opção disponível” para David Bennett, já que exames médicos provaram que ele não tinha condições de receber um transplante de coração humano ou uma bomba de coração artificial.

“Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha”, disse o americano.

A autorização para a cirurgia foi concedida pela Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos que tem função similar à da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 31 de dezembro de 2021.

O médico Bartley Griffith, responsável por fazer o transplante do coração do porco disse que “esta foi uma cirurgia revolucionária e nos deixa um passo mais perto de resolver a crise de escassez de órgãos.” Já Bennett, que anteriormente era refém de uma máquina de suporte à vida, afirmou estar “ansioso para sair da cama.”

O primeiro americano a receber um coração de porco ainda segue sendo monitorado, mas a equipe médica que o operou está otimista. “Estamos procedendo com cautela, mas também estamos otimistas de que esta primeira operação cirúrgica do mundo será uma nova e importante opção para os pacientes no futuro”, concluiu Griffith.

Related posts

Prova de vida presencial vai acabar, indica presidente do INSS

João Baricatti

Ministério da Saúde vai comprar 10 milhões de doses da Coronavac

João Baricatti

Renda de 99% caiu e um bilionário foi produzido na pandemia a cada 26 horas, diz Oxfam

Rafael Bruza

Leave a Comment