PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Política

Prefeitura de Lençóis Paulista suspende vacinação infantil após criança sofrer parada cardíaca

crianças

A prefeitura de Lençóis Paulista (SP) anunciou nesta quarta-feira (20) que suspendeu a vacinação de crianças contra a covid-19 pelos próximos sete dias, após “uma criança de 10 anos sofrer uma parada cardíaca’.

Em nota publicada nas redes, a gestão municipal afirma que a criança sofreu um evento adverso “12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer”. O texto também informa que a criança está estável e consciente.

A decisão de suspender a vacinação foi tomada em reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da cidade.

O comitê ressalta que não se propõe a debater a importância da vacinação infantil. Mas que vai usar o prazo de suspensão da vacinação para acompanhar e monitorar as crianças já imunizadas no município.

“O Comitê deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento. Além disso, esse prazo é necessário para aprofundamento sobre o caso de forma específica e envio de relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais”, diz o texto.

O evento foi comunicado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, através da Vigilância em Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, disse que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes, impactando diretamente na redução de casos graves e internações por Covid-19.

A pasta estadual informou ainda que o Centro de Vigilância Epidemiológica está acompanhando e analisará o caso de Lençóis Paulista. Ainda informou que todos os casos de eventos adversos são examinados por uma comissão de especialistas antes de qualquer confirmação.

“É, portanto, precipitado e irresponsável afirmar que o caso do município está associado a vacinação. Na maioria das vezes, os casos de eventos adversos pós-vacinação são coincidentes, sem qualquer relação causal com o imunizante”, afirma a secretaria.

Related posts

É hora de jogar luzes nos demônios que atrasam a ciência no país.

Maria Thereza Pedroso

Olavo de Carvalho teria morrido ressentido com a família Bolsonaro

Rafaele Oliveira

Site do BC para consultar valores “esquecidos” em bancos está no ar

Rafaele Oliveira

Leave a Comment