Foi decidido: o carnaval de rua do Rio de Janeiro foi cancelado de maneira definitiva. A decisão foi anunciada pelo atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), na tarde dessa terça-feira (04). Esse será o segundo ano consecutivo em que a prefeitura cancela a data e a cidade não vai comemorar o carnaval por causa da pandemia do Coronavírus.
Segundo Ancelmo Góis, a decisão foi tomada após reunião entre Paes e a produtora cultural Rita Fernandes, atual presidente da Sebastiana, a associação organizadora dos blocos de rua do Rio. Paes afirmou pouco depois da reunião: “Acabei de ter uma reunião com o pessoal dos blocos de rua e a gente comunicou a eles que o carnaval de rua nos moldes que eram feitos até 2020 não acontecerá em 2022. Infelizmente, e eu falo como prefeito que gosta do carnaval e como cidadão, isso não será possível“.

Alguns blocos já tinham se manifestado de maneira contrária a realização do carnaval em 2022. A Banda de Ipanema, um dos mais tradicionais blocos de rua carioca, tinham anunciado que não iriam participar do carnaval desse ano por conta da volta de casos de Covid-19.
No último ano, tanto o carnaval de rua, quanto o desfile das escolas de samba na Sapucaí foram cancelados pela prefeitura. Esse ano, por enquanto, apenas o carnaval de rua foi cancelado. Em breve, novas informações sobre o desfile da Sapucaí devem ser divulgados.
Segundo Paes, ele propôs aos patrocinadores a organização de eventos ao longo de fevereiro em um espaço controlado, com os principais blocos, em três lugares da cidade onde pudesse haver controle. De acordo com Paes, a ideia não foi muito bem aceito, já que blocos têm uma relação com seus bairros e regiões. O prefeito afirma que: “Eles ficaram de fazer uma contraproposta“.