PORTAL DEMOCRACIA
Jornalismo Manchete Política

PoderData exclui Ciro Gomes de pesquisa sobre 2º turno das eleições presidenciais

poderdata-exclui-ciro-gomes-de-pesquisa-sobre-segundo-turno-das-eleicoes-presidenciais

O PoderData – instituto de pesquisa vinculado ao site de notícias Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues – excluiu o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), de um levantamento eleitoral que avalia o desempenho de pré-candidatos à Presidência da República em um eventual segundo turno contra o ex-presidente Lula (PT).

“O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) é o candidato mais competitivo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um 2º turno nas eleições de 2022, segundo pesquisa PoderData realizada de 22 a 24 de novembro de 2021”, diz notícia do Poder360 sobre a avaliação de intenções de voto.

A pesquisa, porém, não mostra o desempenho de Ciro Gomes no cenário de segundo turno contra Lula.

Na contramão disto, o levantamento do PoderData incluiu pré-candidatos à Presidência de menor expressão, como o governador de SP, João Doria (PSDB), o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB) e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que disputam com Ciro e Moro o chamado “voto de terceira via” – espectro de eleitores críticos ao ex-presidente Lula e ao atual presidente Jair Bolsonaro.

Com exceção de Ciro (que não aparece na pesquisa), todos eles perdem de Lula neste cenário de segundo turno.

O Portal Democracia procurou o PoderData para questionar sobre a exclusão de Ciro Gomes do cenário de segundo turno das eleições presidenciais, mas não obteve resposta até o momento da publicação – o espaço permanece aberto.

Ciro está tecnicamente empatado com Moro em pesquisa do PoderData de 1º turno

Na pesquisa do PoderData para o primeiro turno das eleições presidenciais, o pedetista aparece em quarto lugar, mas tecnicamente empatado com Moro em intenções de voto por conta da margem de erro de 2 pontos percentuais.

Moro tem 8% na pesquisa de 1º turno, enquanto Ciro tem 7%, segundo o PoderData.

O ex-presidente Lula lidera este cenário de intenções de voto para o primeiro turno com 34% de apoio entre os entrevistados, sendo seguido por Jair Bolsonaro, que obteve 29% na pesquisa.

Na sequência, aparecem Doria (5%); Mandetta (3%); Alessandro Vieira (2%); Cabo Daciolo (2%) e Rodrigo Pacheco e Felipe D’Ávila, que não pontuaram.

Brancos e nulos marcaram 6% das intenções de voto e 3% dos entrevistados declararam que “não sabem”.

Related posts

Por ideologia, médicos orientam pacientes a tomar cloroquina

Fabio Pannunzio

Regina Duarte diz que foto de Bolsonaro ao lado de Jesus não é fake

João Baricatti

Investigação descarta relação entre vacina e parada cardíaca em criança

Rafaele Oliveira

Leave a Comment