PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

Pfizer começa estudos clínicos de vacina contra Ômicron

vacinação covid relatório ministério

A empresa farmacêutica americana Pfizer anunciou nesta terça-feira (25) que começou um ensaio clínico para testar uma nova versão da sua vacina contra a Covid-19 focada em combater a variante Ômicron. Além da Pfizer, a farmacêutica BioNTech também faz parte do estudo.

O estudo vai avaliar a reação de 1.420 pessoas com idades entre 18 e 55 anos e eles serão divididos em três grupos:

  • O primeiro grupo vai contar com pessoas que já receberam as duas doses da vacina Pfizer/BioNTech entre 90 e 180 dias antes de se inscreverem para esse novo estudo e agora vão receber uma ou duas doses para a nova vacina focada em combater a Ômicron;
  • O segundo grupo conta com pessoas que receberam três doses da vacina Pfizer/BioNTech entre 90 e 180 dias antes do estudo e agora irão receber mais uma dose da vacina original ou uma dose da vacina específica;
  • O terceiro grupo conta com pessoas que não tomaram nenhuma dose de nenhuma vacina contra Covid-19. Esse grupo vai tomar três doses da vacina especifica da vacina contra Ômicron.
ômicron covid oms pfizer vacina
Pfizer e BioNTech desenvolvem nova vacina focada na Ômicron (Imagem: Reprodução)

Pfizer desenvolve nova vacina contra Ômicron

Kathrin Jansen, diretora de pesquisa de vacinas da Pfizer, disse que mesmo que os estudos apontem que doses de reforço consigam proteger contra formas graves da Ômicron, a farmacêutica prefere atuar com cautela.

Permanecer vigilantes contra o vírus exige que identifiquemos novas abordagens para que as pessoas mantenham um alto nível de proteção, e acreditamos que desenvolver e investigar vacinas baseadas em variantes são essenciais em nossos esforços para atingir esse objetivo”, disse Jansen.

Já o diretor executivo do laboratório alemão BioNTech, Ugur Sahin, afirmou que a proteção original da vacina pareceu diminuir de maneira acelerada no caso da Ômicron: “O estudo é parte de nossa abordagem científica para desenvolver uma vacina baseada em variantes que alcance um nível similar de proteção contra a ômicron como o registrado contra as variantes anteriores, mas com uma duração maior da proteção“, afirmou.

Related posts

Miranda McKeon, de ‘Anne With an E’, faz mastectomia aos 19 anos

Rafaele Oliveira

Família de Moïse desiste de concessão de quiosque na Barra

João Baricatti

Em Petrópolis (RJ), já são 78 mortos por causa das fortes chuvas

Rafaele Oliveira

Leave a Comment