Uma pesquisa liderada por equipes dos Hospitais Shenzhen Kangning (China) e Southwest (EUA) e publicada na revista científica National Library of Medicine concluiu que o vinho pode proteger contra a covid-19, enquanto a cerveja pode aumentar os riscos de contaminação.
O objetivo do estudo era comparar o consumo de bebidas alcoólicas com o risco de contrair covid-19, bem como associar aos índices de mortalidade. O estudo foi feito com 473.957 pessoas, dos quais 16.559 testaram positivo para covid-19.
Vinho pode proteger contra a covid-19 e cerveja pode aumentar riscos
Os pesquisadores concluíram que “o consumo de vinho tinto acima ou o dobro acima das diretrizes teve efeitos protetores contra a covid-19. Já o consumo de cerveja e cidra aumentou o risco de covid-19, independentemente da frequência e quantidade de ingestão de álcool.”
Segundo apontado pelo estudo, o consumo de cerveja e cidra pode aumentar o risco de infecção por covid-19 em 28%. Além disso, o alto consumo de destilados também está relacionado com o risco de contrair a doença. Por outro lado, o alto consumo de vinho tinto, vinho branco e champagne pareceu levar a um risco 8% menor de contrair a covid-19.
Ainda, os consumidores de vinho fortificado tiveram um risco 12% menor de infecção. Os cientistas não encontraram relação entre o consumo de nenhuma das bebidas alcoólicas testadas com mortalidade por covid-19.
Conforme apurado pelo Canaltech, a proteção encontrada no vinho foi associada ao alto teor de polifenóis (compostos orgânicos presentes em várias plantas e frutas, como as uvas, sob a premissa de protegê-las contra insetos, radiação ultravioleta e infecções microbianas).
Na conclusão do estudo, os pesquisadores alertam para um estilo de vida saudável, especialmente durante epidemias e pandemias. “O consumo de cerveja e cidra não é recomendado durante as epidemias. As orientações de saúde pública devem se concentrar na redução do risco de covid-19, defendendo hábitos de vida saudáveis e políticas preferenciais entre os consumidores de cerveja e cidra.”