PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

Pesquisa conclui que vinho protege da covid-19 e cerveja aumenta riscos

covid

Uma pesquisa liderada por equipes dos Hospitais Shenzhen Kangning (China) e Southwest (EUA) e publicada na revista científica National Library of Medicine concluiu que o vinho pode proteger contra a covid-19, enquanto a cerveja pode aumentar os riscos de contaminação.

O objetivo do estudo era comparar o consumo de bebidas alcoólicas com o risco de contrair covid-19, bem como associar aos índices de mortalidade. O estudo foi feito com 473.957 pessoas, dos quais 16.559 testaram positivo para covid-19.

Vinho pode proteger contra a covid-19 e cerveja pode aumentar riscos

Os pesquisadores concluíram que “o consumo de vinho tinto acima ou o dobro acima das diretrizes teve efeitos protetores contra a covid-19. Já o consumo de cerveja e cidra aumentou o risco de covid-19, independentemente da frequência e quantidade de ingestão de álcool.”

Segundo apontado pelo estudo, o consumo de cerveja e cidra pode aumentar o risco de infecção por covid-19 em 28%. Além disso, o alto consumo de destilados também está relacionado com o risco de contrair a doença. Por outro lado, o alto consumo de vinho tinto, vinho branco e champagne pareceu levar a um risco 8% menor de contrair a covid-19.

Ainda, os consumidores de vinho fortificado tiveram um risco 12% menor de infecção. Os cientistas não encontraram relação entre o consumo de nenhuma das bebidas alcoólicas testadas com mortalidade por covid-19.

Conforme apurado pelo Canaltech, a proteção encontrada no vinho foi associada ao alto teor de polifenóis (compostos orgânicos presentes em várias plantas e frutas, como as uvas, sob a premissa de protegê-las contra insetos, radiação ultravioleta e infecções microbianas).

Na conclusão do estudo, os pesquisadores alertam para um estilo de vida saudável, especialmente durante epidemias e pandemias. “O consumo de cerveja e cidra não é recomendado durante as epidemias. As orientações de saúde pública devem se concentrar na redução do risco de covid-19, defendendo hábitos de vida saudáveis e políticas preferenciais entre os consumidores de cerveja e cidra.”

Related posts

Bolsonaro classifica conversa com Putin como “profícua”

João Baricatti

Relatório de Renan Calheiros gera briga em grupo de Whatsapp da CPI da Covid

Rafael Bruza

Alessandro Vieira, Cláudio Fonteles, Michel Gherman e Leonel Radde no Despertaor

Bruna Pannunzio

Leave a Comment