PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Saúde

Ômicron: variante está em quase 90 países, segundo OMS

ômicron pfizer vacina taxa de transmissão

No último sábado (18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a Ômicron, a nova variante da Covid-19 já está presente em quase 90 países. Além disso, também foi anunciado que ela se espalha mais que o vírus original e outras variantes, como a Delta. O número de casos está dobrando em um intervalo de 1,5 a três dias. As informações são da Deutsche Welle.

O que vêm chamando a atenção dos especialistas é a capacidade da Ômicron se espalhar de maneira muito rápida e efetiva mesmo por países com alto indicie de vacinação. No entanto, segundo a OMS, por enquanto não se sabe se isso se deve a capacidade da nova “fugir” da imunidade, a sua alta taxa de transmissão ou, até mesmo, uma combinação dos dois fatores.

ômicron covid
Segundo a OMS, a Ômicron já está presente em quase 90 países (Imagem: Reprodução)

Desde que detectada no fim de novembro, a Ômicron está sendo motivo de preocupação da Organização Mundial da Saúde. No dia 26 de novembro, ela foi classificada como uma variante de preocupação, e esse receio só aumenta. No entanto, sua real “força” ainda está em aberto e, por enquanto, não se sabe seu real “poder”.

Segundo a OMS: “Ainda há dados limitados sobre a gravidade clínica da Ômicron”, e continuam: “São necessários mais dados para entender o perfil de gravidade e como a gravidade é impactada pela vacinação ou pela imunidade pré-existente”. (…) “Ainda há poucos dados disponíveis, e nenhuma evidência revisada por pares (científicos), sobre a eficácia da vacina ou a eficácia até o momento para a Ômicron“.

Ministério da Saúde anuncia diminuição do tempo entre doses da vacina contra Covid-19

O Ministério da Saúde anunciou nessa segunda-feira (20), através de uma nota técnica que, a partir de agora, o período entre a segunda dose da vacina contra Covid-19 e a dose de reforço (terceira dose) será menor. Anteriormente, esse período era de 5 meses. Com a mudança, o período passa para quatro meses.

Related posts

Bolsonaro ataca passaporte da vacina

João Baricatti

Padre Fábio de Melo é atacado por bolsonaristas após post sobre intolerância religiosa

Rafael Bruza

Lula: “Se o Daniel Ortega prendeu a oposição, como fizeram comigo no Brasil, ele está totalmente errado”

Rafael Bruza

Leave a Comment