PORTAL DEMOCRACIA
Internacional Manchete Saúde

Ômicron: primeira morte pela variante nos EUA; homem não era vacinado

Ômicron taxa de transmissão covid

Na última segunda-feira (20), o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, conforme a sigla em inglês), confirmou a primeira morte pela variante Ômicron no país. O homem tinha cerca de 50 anos, morava no Condado de Harris, no Texas e não teria recebido nenhuma dose da vacina contra covid-19.

Além disso, o homem já havia contraído a doença no passado. Segundo um comunicado do serviço de saúde pública do Condado de Harris, o indivíduo também sofria de outros problemas de saúde que agravaram o caso.

“O indivíduo tinha maior risco de complicações graves pela covid-19 por não estar vacinado e a problemas de saúde subjacentes”, diz trecho do comunicado.

Primeira morte pela variante Ômicron nos EUA foi de um homem que não era vacinado

Conforme Lina Hidalgo, juíza local do Condado de Harris, a falta das três doses da vacina contra a covid-19 foi o fator determinante para a morte do homem. “Claro, vamos ter hospitalizações, mortes, tragicamente, como o que vimos agora, mas as evidências mostram que para os vacinados, com reforço, é muito menos provável que acabem em um hospital”, disse.

Ainda de acordo com o CDC, mais de 73% dos novos casos de covid-19 registrados nos Estados Unidos até o dia 18 de dezembro foram da variante Ômicron, substituindo a Delta como cepa dominante. Vale lembrar que o primeiro caso de Ômicron nos EUA foi na Califórnia, no dia 01 de dezembro. O infectado teria viajado para a África do Sul no final de novembro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a nova variante já foi detectada em quase 90 países.
Especialistas afirmam que a imunização completa segue sendo a melhor maneira de diminuir o risco de doenças graves ou morte pela covid-19.
ômicron covid
Segundo a OMS, a Ômicron já está presente em quase 90 países. (Imagem: Reprodução)

O Reino Unido já tem 12 mortes pela Ômicron

O vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab ,afirmou em comunicado na última segunda-feira (20), que 12 pessoas já morreram pela variante Ômicron no Reino Unido. Além disso, outras 104 estão hospitalizadas com a nova variante no país.

Related posts

Freixo apaga publicação que irritou o PSB por tratar Haddad como candidato em SP

Rafael Bruza

Homem Aranha 3: Confira as primeiras reações!

João Baricatti

Nos EUA, motoristas deixam porta-malas abertos para evitar arrombamentos em furtos

Rafael Bruza

Leave a Comment