A primeira morte em decorrência da nova variante do Coronavírus, a Ômicron, foi registrada no Brasil. A morte aconteceu em Aparecida de Goiânia, cidade que fica na Região Metropolitana de Goiânia, capital do estado de Goiás.
A informação foi divulgada pela prefeitura de Aparecida de Goiânia na tarde dessa quinta-feira (6). Segundo a prefeitura, a vitima era um idoso de 68 anos anos portador obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Ele estava vacinado com as três doses da vacina contra Covid-19.
O Ministério da Saúde também confirmou que essa foi a primeira morte por causa da nova variante. Além disso, eles confirmaram que foram prontamente notificados pela Secretaria de Saúde do município.

Segundo informações da prefeitura, a vítima começou a apresentar sintomas no dia 20 de dezembro. Ele estava com tosse, dispneia e desconforto respiratório. Dois dias depois, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e foi internado. Quatro dias depois de ser internado, no dia 26 de dezembro, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal da cidade, mas morreu um dia depois de chegar, vítima de um choque séptico.
O idoso faleceu no dia 27 de dezembro e, no dia 28, a prefeitura solicitou uma amostra do RT-PCR do paciente para sequenciamento genético. O positivo para Ômicron foi dado nessa quinta-feira (6).
A prefeitura confirmou que o idoso tinha entrado em contato com um morador que a Secretaria Municipal de Saúde já havia confirmado como infectado pela Ômicron.
Segundo a prefeitura, o idoso estava vacinado com as três doses da vacina contra Covid-19. Vale lembrar que a vacina não te impede de pegar ou transmitir a doença, ela é uma proteção extra do corpo que reduz o risco de morte e do agravamento dos casos.