PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia

Ômicron: mais um caso da nova variante é confirmado em São Paulo

ômicron reinfeção

Foi confirmado, pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, na manhã dessa quarta-feira (01), que mais um caso da nova variante do coronavírus, a Ômicron, foi identificado no Estado. Segundo informações, o infectado é um passageiro que veio da Etiópia. Ele desembarcou no aeroporto de Guarulhos no último sábado (27) e, no mesmo dia, testou positivo para Covid.

Mesmo sem sintomas, o homem de 29 anos foi testado no aeroporto ao desembarcar. Assim como o primeiro casal infectado pela variante, esse passageiro também está vacinado contra Covid. Ele está isolado em sua casa desde sábado e segue sem sintomas. A evolução do seu quadro está sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos.

Os primeiros casos de Ômicron em São Paulo

Na tarde da última terça-feira (30), foram confirmados os dois primeiros casos da nova variante em São Paulo. Dois passageiros, que voltaram da África do Sul no dia 23 de novembro, testaram positivo para Covid. O sequenciamento genético que apontou a variante nos testes do casal foi feito pelo Hospital Albert Einstein e confirmado nesta terça (30) pelo Instituto Adolfo Lutz. As informações são do G1.

ômicron
Novos casos da Ômicron são detectados em SP | Foto: Pixabay

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os testes que o casal fez ao desembarcar em Guarulhos deram negativo. Mas, como a ideia deles era voltar logo em seguida para a África do Sul, país onde moram, eles realizaram novos testes, no dia 25, o resultado foi positivo.

Até ontem (30), acreditava-se que o casal não estava vacinado, já que não existia registro deles no VacineJá. No entanto, foi revelado hoje, pelo secretário municipal da Saúde da capital, Edson Aparecido, em entrevista à GloboNews, que ambos tomaram a vacina de dose única da Janssen.

“Foram vacinados na África do Sul com dose da Janssen, os dois. Também os parentes que eles estão [visitando] aqui estão em processo de isolamento. Nós vamos agora testá-los na manhã de hoje. Os parentes também já foram vacinados”, afirmou o secretário.

O casal estava no Brasil para visitar parentes na Zona Leste de São Paulo. Eles estão em isolamento domiciliar, sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo.

 

 

Related posts

Rio de Janeiro suspende vacinação de crianças por falta de doses

João Baricatti

Em Suriname, Bolsonaro causa aglomeração e não faz uso da máscara

Rafaele Oliveira

Kakay diz que procurador demitido era “elo fraco” da Lava Jato e aponta corporativismo no CNMP

Rafael Bruza

Leave a Comment