PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Política

“Ômicron chegou com tudo no Brasil”, afirma Miguel Nicolelis

omicron-chegou-com-tudo-no-brasil-afirma-miguel-nicolelis

O médico e neurocientista Miguel Nicolelis  afirmou em seu perfil de Twitter nesta quinta-feira (16) que a variante ômicron da covid-19 “chegou com tudo no Brasil”.

“Depois acusam-nos de alarmistas! Ômicron chegou com tudo no Brasil. Por isso é tão importante seguir de perto o que ocorre em outros países onde ela já entrou em crescimento exponencial. Não vejo nenhuma razão para baixar a guarda ou alegar – sem dados concretos – que vencemos a guerra”, afirma o neurocientista.

Na postagem, ele compartilhou notícia do jornal Folha de SP informando que a Prefeitura de São Paulo já trata a transmissão da variante ômicron como comunitária na capital.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a capital paulista confirmou mais sete casos de infectados com a nova cepa da covid-19. A pasta informa que estas pessoas tiveram contato com um idoso de 67 anos que foi contaminado sem ter histórico de viagem ao exterior.

“(É) transmissão comunitária numa situação de confirmação de sete pessoas que não tiveram nenhuma situação de chegar de viagem do exterior. Portanto, tecnicamente hoje é possível falar que a prefeitura trata o caso como transmissão comunitária”, afirmou prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), durante evento nesta quinta.

Nunes informou também que 300 pessoas foram procuradas e estão sendo monitoradas pela Prefeitura por terem participado de uma festa em que o idoso esteve presente.

“Todos (sete confirmados com a nova cepa) estão assintomáticos, o que nos faz entender, e ainda não está concluído, que é uma variante de transmissibilidade grande, porém, que não tem efeitos de saúde como a gente viu em variantes anteriores”, disse o prefeito.

Ao todo, com a confirmação dos sete novos casos na capital, o estado de SP passou a ter 13 casos confirmados da variante ômicron até o momento.

Para Miguel Nicolelis, o Braisl não pode ignorar alertas internacionais sobre a variante identificada inicialmente na África do Sul.

“Cientistas e médicos britânicos são categóricos ao afirmar que a Omicron representa um risco real ao sistema de saúde do país. Não podemos ignorar mais este alerta aqui no Brasil”, afirma em tuíte publicado na última quarta-feira (15).

Related posts

Bolsonarista, Queiroga diz querer ser o ministro que acabou com a pandemia

Rafaele Oliveira

Ministério da Saúde reduz intervalo entre doses de reforço vacinal

João Baricatti

“Fomos chamados de pretos vergonhosos pelo presidente da Fundação Palmares”, lamenta Zezé Motta

Rafael Bruza

Leave a Comment