PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Saúde

Ômicron: casal é diagnosticado com a variante em São Paulo

ômicron pfizer vacina taxa de transmissão

Um casal de passageiros que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), vindos da África do Sul, na última terça-feira, 23, foi diagnosticado com a nova variante da covid-19, a Ômicron. O sequenciamento genético que apontou a variante nos testes do casal foi feito pelo Hospital Albert Einstein e confirmado nesta terça (30) pelo Instituto Adolfo Lutz. As informações são do G1.

Variante Ômicron é identificada em um casal em São Paulo

covid-19
Ômicron: casal sem registro de vacina é diagnosticado com a variante em SP | Foto: Pedro França/Agência Senado

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o homem de 41 anos e a mulher, de 37, tiveram resultado negativo no exame de PCR realizados no dia que chegaram ao Brasil. No entanto, como desejavam retornar à África do Sul, onde moram, realizaram um novo exame de PCR no dia 25 de novembro. O resultado foi positivo.

Com o diagnóstico, o laboratório do Einstein realizou o sequenciamento genético (para identificação da cepa do vírus) e notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência por sua vez informou em nota que, “em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron do Sars-Cov-2.”

“A Anvisa ressalta que a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23/11, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24 de novembro. A entrada também foi anterior à edição da Portaria Interministerial CC-PR/MS/MJSP/MINFRA 660, de 27 de novembro de 2021, que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela República da África do Sul e que também suspendeu, em caráter temporário, a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiros, procedentes ou com passagem, nos últimos 14 dias antes do embarque, por esse país”, explica nota da Anvisa.

Segundo informações do G1, o casal contaminado pela variante Ômicron é missionário, mora na África do Sul e veio para o Brasil visitar parentes que moram na Zona Leste de São Paulo. Agora, eles permanecem em isolamento domiciliar, sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus familiares.

O casal recebeu, na África do Sul, a dose única da Janssen, de acordo com a secretaria de Saúde da capital paulista. Ambos passam bem.

Related posts

Ômicron: 230 brasileiros estão presos na África do Sul por causa da variante

João Baricatti

Cavani deve se juntar ao Barcelona na próxima temporada

João Baricatti

EUA, Alemanha e outros 14 países já vacinam crianças contra a covid-19

Rafael Bruza

Leave a Comment