PORTAL DEMOCRACIA
Cultura Manchete Pandemia

Olinda cancela carnaval de rua

Olinda carnaval

Ontem o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes anunciou que, pelo segundo ano consecutivo, a cidade não teria bloco de ruas de carnaval. Agora foi a vez de Olinda, cidade de Pernambuco, cancelar a festa. O anúncio foi feito no fim da manhã dessa quarta-feira (5). A prefeitura da cidade prometeu auxílio financeiro para quem depende da festa.

O anúncio foi feito através de uma coletiva de imprensa e, de acordo com a gestão, o principal motivo para o cancelamento do carnaval da cidade é evitar a disseminação da Covid-19, principalmente por causa da variante Ômicron. Outro fator que foi levado em consideração foi a alta nos casos de influenza que, com a festa, poderia ser ainda mais disseminado. De acordo com a secretária de Saúde de Olinda, Suzana Ribeiro, Olinda conta com 64% da população vacinada com as duas da vacina de Covid-19.

Segundo Professor Lupércio (Solidariedade), atual prefeito de Olinda, a decisão foi tomada com o tempo, não sendo algo que saiu do nada. Ele ainda disse que é um carnaval muito famoso, mas o foco deve ser na saúde dos foliões: “A gente vem trabalhando analisando para que pudéssemos chegar nessa decisão, que foi em conjunto com a secretaria de Saúde, baseado em todo o cenário de pandemia desencadeado no Brasil e no exterior. Agimos com muita prudência. Infelizmente, hoje não temos segurança para realizar (o carnaval)”.

comite-cientifico-libera-carnaval-no-rio-de-janeiro-e-blocos-comemoram
Será o segundo ano sem o famoso carnaval de Olindal / Foto – Divulgação (Fernando Maia/Riotur)

Atualmente, o sistema de saúde de Pernambuco está sobrecarregado por conta do alto número de infectados por Covid-19 e Influenza. Segundo dados divulgados pela Secretária de Estadual de Saúde, na última segunda-feira (3), 265 esperavam leitos de UTI ou de enfermaria.

Suzana ainda falou sobre a preocupação com as novas variantes do Coronavírus: “Não dá pra fazer um carnaval quando a gente fala de responsabilidade e empatia por essas mil vidas que foram perdidas“. Até o momento, 1034 óbitos foram registrados na cidade.

Auxílio do governo de Olinda

O governo de Olinda vai disponibilizar um auxílio para os profissionais que atuam no carnaval. Serão R$ 3 milhões para dois eixos: o primeiro será o Auxílio do Carnaval. O segundo Circuito Cultural: Fomento à Cultura.

O primeiro terá como objetivo apoiar quem trabalha com a cultura popular e tradicional do município, além dos ambulantes que atuam no carnaval. Segundo a Secretária de Cultura, o auxílio deve seguir os mesmos moldes do que foi dado em 2021.

O prefeito falou um pouco sobre a iniciativa: “O carnaval é a apoteose de um trabalho, da nossa história, da tradição da nossa cidade. A partir disso, montamos um planejamento para contemplarmos a cadeia produtiva e trazer ela para junto de nós, para que a gente de apoio financeiro e para manutenção da nossa cultura e da nossa história“.

Related posts

Tiroteio em show de Maiara e Maraisa deixa cinco pessoas feridas

Rafaele Oliveira

Fraco desempenho de Moro nas pesquisas pode gerar debandada no Podemos

Rafael Bruza

Mãe de Bolsonaro, Olinda Bolsonaro morre aos 94 anos de idade

Rafaele Oliveira

Leave a Comment