Motoristas de São Francisco na Califórnia (EUA) decidiram deixar o porta-malas de seus carros aberto para evitar arrombamentos e janelas quebradas em furtos, segundo o canal ABC News.
A decisão fora do comum é considerada por eles como uma forma de evitar gastos com janelas quebradas.
São Francisco teve um aumento de 32% no índice de arrombamentos de carros no último ano na cidade, segundo dados do Departamento de Polícia da Cidade.
O número de roubo de carros também cresceu: saltou 25% em relação ao mesmo período de 2020.
A ideia, portanto, é deixar o carro aberto ou as portas destrancadas para que assaltantes vejam que não há nada de valor no veículo.
“Estou chocado. Há tanta coisa que pode dar errado nisso”, diz o ex-chefe adjunto da polícia local, Garret Tom, à ABC News.
Ele também aponta riscos na prática.
“Os assaltantes podem roubar as baterias, os pneus, podem entrar no carro e descobrir onde você mora”, afirmou.
A prefeitura de Oakland, que fica perto de São Francisco, pede que motoristas não deixem itens de valor nos carros e mantenham sempre todas as portas trancadas.
Uma pessoa que viu carros com porta-malas aberto compartilhou nas redes sociais um desabafo sobre os furtos em São Francisco.
“Imagine precisar tirar tudo o que for de valor do seu carro e deixa-lo aberto em público, apenas para que não quebrem suas janelas”, reclamou.