PORTAL DEMOCRACIA
Cultura Manchete

Nelson Freire, famoso intérprete de Beethoven e Chopin, morre aos 77

nelson freire

O famoso pianista Nelson Freire morreu na madrugada desta terça-feira (01), na Joatinga, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. A empresária do músico confirmou a informação ao O Globo, mas não deu detalhes sobre a causa da morte. Freire tinha 77 anos e não tocava mais há dois anos, desde que uma queda fraturou o osso do seu braço direito. Segundo amigos, após a operação resultante do acidente, o artista passou a sofrer de depressão.

Pianista Nelson Freire morre aos 77 anos

Nelson Freire começou bem cedo a sua carreira de pianista. Segundo relatos, aos três anos de idade tocou as suas primeiras notas, depois de observar a irmã no instrumento. Os pais perceberam o dom de Freire, procurando professores de piano para treiná-lo. Dois anos depois, com apenas cinco anos de idade, ele fez a sua primeira apresentação, no Teatro Municipal de São João Del Rei.

Nelson Freire
Nelson Freire, famoso pianista, morre aos 77 anos. | Foto: Reprodução

Considerado o melhor pianista brasileiro, Nelson Freire é um dos mais reconhecidos intérpretes dos artistas Beethoven e Chopin. Conforme informações divulgadas pelo G1, Freire priorizava recitais ao vivo, assim, por muitos anos, recusou-se a fazer gravações.

Livro e filme documental sobre Nelson Freire

Em 2015, o escritor e grande amigo de Nelson Freire, Ricardo Fiúza lançou um livro sobre o pianista. Intitulado Nelson Freire: a pessoa e o artista, a obra contempla o lado pessoal, bem como a carreira artística  de Freire.

Anos antes, em 2003, o cineasta João Moreira Salles produziu o documentário que leva o nome do artista. O filme mostra a rotina e as turnês mundiais de Nelson Freire. “O público conhece a infância, os primeiros acordes e os sacrifícios feitos pela família”, diz a sinopse do longa disponível na Globoplay e no Youtube.

Confira o trailer do filme documental Nelson Freire (2003):

Related posts

Hopi-Hari: trava de segurança de montanha-russa se solta

João Baricatti

Luiz Fux autoriza prisão dos condenados pelo incêndio na boate Kiss

Rafaele Oliveira

Lula visita fábrica em Diadema e fala sobre reindustrialização

Fernando Mello

Leave a Comment