PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Saúde

Mulher teria sido curada do HIV após tratamento com células-tronco

hiv

Uma mulher norte americana pode ter sido curada do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) após passar por um transplante de células-tronco. Segundo os cientistas, o doador era naturalmente resistente ao vírus causador da Aids.

A paciente seria a terceira pessoa no mundo a ser curada do HIV e a primeira do sexo feminino. O caso foi apresentado por pesquisadores durante uma conferência médica realizada em Denver, nos Estados Unidos (Conference on Retroviruses and Opportunisitic Infections), na última terça-feira (15).

Segundo os especialistas, o caso da mulher também é o primeiro envolvendo o uso do sangue de cordão umbilical, uma nova abordagem que pode tornar o tratamento disponível para mais pessoas. Desde que recebeu o sangue para tratar uma leucemia mieloide aguda, a paciente está em remissão e livre do vírus há 14 meses. Ela também não está fazendo uso das chamadas terapias anti-retrovirais, tratamento comum para o HIV.

Paciente seria a terceira pessoa curada do HIV e a primeira do sexo feminino

Antes da paciente, dois homens teriam sido curados do HIV após receber células-tronco. O caso da mulher faz parte de um grande estudo financiado pelos Estados Unidos, que acompanha 25 pessoas com HIV que aceitaram se submeter transplantes de células-tronco.

De acordo com Sharon Lewin, presidente da Sociedade Internacional de AIDS (IAS, na sigla em inglês), nem todas as pessoas que vivem com HIV podem se beneficiar do tratamento com as células-tronco. Mas, conforme apontado pelos relatórios do estudo, “a cura é possível” e que “o uso da terapia genética é uma estratégia viável para a cura do HIV”.

“Juntos, esses três casos de cura pós-transplante de células-tronco ajudam a desvendar os vários componentes do transplante que foram absolutamente essenciais para a cura”, concluiu Lewin.

Related posts

Twitter suspende conta de Luciano Hang

Rafael Bruza

DESPERTADOR RECEBE HUMBERTO COSTA E LEONEL RADDE

Bruna Pannunzio

Bolsonaro fala sobre Moro em depoimento à PF

João Baricatti

Leave a Comment