PORTAL DEMOCRACIA
Saúde

Mulher não vacinada chegou da África e testou positivo para covid-19

covid-19

Uma brasileira que retornou ao Brasil, voltando de uma viagem com passagem pelo Congo, na África, foi diagnosticada com covid-19 nesta segunda-feira (29). A mulher de 33 anos, que não foi vacinada contra o vírus, está internada em leito de isolamento no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Em relato ao jornal O Tempo, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) disse que a mulher deixou o Congo em 17 de novembro, passando pela Turquia e por São Paulo antes de chegar à Belo Horizonte, na última segunda-feira, 22 de novembro.

Segundo informações do jornal Estado de Minas, ainda não há confirmação de que o caso dessa mulher seja da variante Ômicron, detectada na África do Sul e apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como altamente transmissível. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nenhum caso da variante foi identificado no estado, até o momento.

Mulher recém-chegada da África e diagnosticada com covid-19 não tomou a vacina

Após ser submetida ao exame PCR, cujo resultado foi positivo para covid-19, a mulher disponibilizou o  material que servirá para a realização do sequenciamento genético – procedimento necessário para identificação de novas cepas do vírus. A coleta será encaminhada à Fundação Ezequiel Dias (Funed), para análise.

Ao Estado de Minas, a SES-MG informou que está fazendo a monitoria de todos os pacientes que chegam de outros países, a fim de evitar a disseminação de novas variantes no Brasil, dentre elas, a preocupante Ômicron.
covid-19
Mulher não vacinada chegou da África e testou positivo para covid-19 | Foto: Pedro França/Agência Senado
O atendimento de pessoas sintomáticas ou com teste positivo para covid-19 começa no aeroporto, quando o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) é prontamente notificado e o paciente pode seguir para observação em um hospital, quando necessário. Foi assim no caso da mulher recém-chegada da África.
O boletim médico da paciente internada em Belo Horizonte, com covid-19, não foi disponibilizado.

Related posts

Hospital nos EUA nega transplante de coração a paciente não vacinado

Rafaele Oliveira

Vacina brasileira contra a covid-19 é aplicada em voluntário na Bahia

Rafaele Oliveira

Bolsonaro diz que não tomou a vacina e insiste em “passado atlético”

Rafaele Oliveira

Leave a Comment