PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Moro diz que poupou Lula de derrota eleitoral ao prendê-lo em 2018

moro-diz-que-poupou-lula-de-derrota-eleitoral-ao-prende-lo-em-2018

Em entrevista ao Jornal da CNN desta terça-feira (23), o ex-juiz e ex-ministro da Justiça do Governo Blsonaro, Sergio Moro (Podemos), afirmou que “poupou” o ex-presidente Lula de uma derrota eleitoral ao condená-lo e prendê-lo antes das eleições de 2018.

Apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter considerado Moro suspeito para julgar Lula, derrubando a condenação no caso do triplex do Guarujá (SP, o ex-juiz ainda afirma que agiu dentro da legalidade.

“Eu proferi uma sentença contra o presidente em 2017, baseado em provas, fatos, na lei”, defendeu Moro.  “Ele insistiu (na candidatura) quando estava inelegível e, no fundo, ele foi poupado de uma derrota porque havia na memória das pessoas muito claro, não só esses modelos de corrupção do Partido dos Trabalhadores, mas a grande recessão de 2014 e 2016”.

Antes de ser impedido de se candidatar, Lula era favorito nas pesquisas eleitorais.

O ex-presidente teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após ser condenado por Moro, na primeira instância, e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na segunda instância.

Impedido de lançar Lula candidato em 2018, o PT anunciou que disputaria as eleições com o ex-prefeito de São paulo, Fernando Haddad, que perdeu o segundo turno eleitoral para Jair Bolsonaro.

Moro então se tornou “superministro” da Justiça no Governo Bolsonaro – cargo que abandonou em abril de 2020 ao acusar o presidente da República de intervir indevidamente na Polícia Federal.

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as condenações do ex-presidente – o que permite que o petista se candidate em 2022 – e decretou que Moro era suspeito para julgar Lula.

O ex-juiz se filiou ao Podemos no início do mês e cogita ser candidato à Presidência da República. Pesquisas vêm mostrando o Moro em terceiro lugar, empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT) e atrás de Lula e Bolsonaro , que ocupam primeira e segunda colocação, respectivamente.

Related posts

Boate Kiss: advogada de defesa usa carta psicografada para defender réu

Rafaele Oliveira

Bolsonaro ataca passaporte da vacina

João Baricatti

Em vídeo, menina de 10 anos se emociona ao falar sobre vacina infantil

Rafaele Oliveira

Leave a Comment