PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Moro compara desenvolvimento da Inglaterra ao da Somália e é criticado nas redes

moro-compara-desenvolvimento-da-inglaterra-ao-da-somalia-e-e-criticado-nas-redes

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, foi criticado nas redes sociais nesta terça-feira (18) após fazer uma comparação entre o desenvolvimento da Inglaterra com o da Somália, em entrevista à Jovem Pan.

“Por que a Inglaterra cresce e a Somália, não? São as instituições. A gente tem como missão melhorar a qualidade das nossas instituições para gerar crescimento econômico contínuo, emprego e renda para as pessoas”, afirmou Moro.

Nas redes, internautas e influenciadores apontaram que Moro carece de conhecimentos de História.

O professor Titular de Literatura Comparada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), João Cezar de Castro Rocha, rebateu a declaração do ex-ministro apontando que a Inglaterra “explorou colonialmente” a Somália.

“Por que a Inglaterra se desenvolveu e a Somália não? Esqueçamos que a pergunta, em si, é caricata. Como é possível que o ex-juiz Sergio Moro ignore que a Inglaterra EXPLOROU COLONIALMENTE A SOMÁLIA?” questiona o professor, marcando o perfil de Moro no Twitter. “A ‘Somália britânica’ só se tornou independente em 1960. Por qué no te callas, Moro?”.

O professor de Direito Penal, Rômulo Carvalho, também rebateu a fala de Moro.

“É tão indigna e nojenta a fala do Sergio Moro hoje sobre a Somália que eu não tenho palavras. Compara o crescimento de um país que dominou outro com base em exploração secular, mortes, saques e bombardeios a funcionamento de ‘instituições’. Qual é a desse cara?”, questionou o professor.

O perfil oficial do PSOL também rebateu a declaração do ex-juiz.

“Sérgio Moro está meio certo sobre o que faz ‘Inglaterra crescer e Somália não’. É a ‘instituição’, mas de séculos de colonialismo e escravização contra os africanos. O Brasil não merece um presidente que não tem a menor noção de História e faz discurso pra agradar elite alienada”

Outros internautas optaram por ironizar a fala de Moro, como o professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Uallace Moreira, que apontou que o ex-ministro da Justiça deveria ganhar o Prêmio Nobel da Economia pela declaração.

“Nobel de Economia. O Sergio Moro deveria ganhar o Nobel de Economia por descoberto o motivo da Somália ser pobre e a Inglaterra rica.. Não é possível uma coisa dessa. O cidadão é muito mais limitado intelectualmente do que eu imaginava. É a cara da classe dominante no Brasil”, afirmou.

Related posts

Letalidade policial despenca 85% em batalhões com câmeras em uniformes em SP

Rafael Bruza

Foto de Eduardo Bolsonaro vestido de sheik em Dubai custa R$ 955

Rafael Bruza

Conselheiro tutelar que mandou foto da filha armada para ex é preso

João Baricatti

Leave a Comment