PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

Ministério da Saúde vai solicitar liberação de autoteste de Covid-19

autoreste covid testes

O Ministério da Saúde deve solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em breve, uma autorização para o uso do autoteste de Covid-19 no Brasil. Atualmente, o teste já é comercializado em diversos países, mas sua venda não é autorizada no Brasil. O teste é útil em um momento de aumento de casos pois permite agilizar o diagnóstico da doença.

Se liberado, o exame vai poder ser comprado e a testagem pode ser realizada em casa, pela própria pessoa. A coleta do material para o teste pode ser retirada pelo nariz com cotonete ou por saliva. Mesmo sendo mais prático, o autoteste acaba não sendo tão efetivo quanto outros modelos, como o RT-PCR, já que o paciente que vai fazer o teste não é treinado, e pode cometer erros.

A Anvisa, em resposta a fala do Ministério da Saúde, afirmou ao g1, que ainda não recebeu uma solicitação formal.

autoteste ministério da saúde covid
O Ministério da Saúde vai solicitar à Anvisa a liberação do autoteste (Imagem: Getty Images/iStockphoto)

Na última sexta-feira (7), a Anvisa falou um pouco sobre os autotestes de Covid-19. Eles afirmaram que as regras atuais para autotestagem só liberam: “o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas passíveis de notificação compulsória, como a Covid-19, caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecida pelo Ministério da Saúde”.

Eles ainda informaram: “Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos”.

 

 

Related posts

Polícia Federal apreende 15 girafas em resort e prende duas pessoas por maus-tratos no RJ

Rafael Bruza

Eduardo Bolsonaro xinga Alec Baldwin por morte acidental com arma cenográfica e é contestado por internautas

Rafael Bruza

São Paulo abre xepa para vacinação infantil

João Baricatti

Leave a Comment