PORTAL DEMOCRACIA
Colunistas Cultura Manchete Política

O Senhor dos Livros

José e fuida Mindlin

Texto de Florestan Fernandes Jr. para o Brasil247

Não conheci ninguém no mundo mais apaixonado por livros que o bibliófilo José Mindlin.

Certa vez ele contou que viajando pela Europa encontrou em um sebo uma edição muito rara, folheou o livro acariciando cada página, mas apesar da tentação não comprou o exemplar. Dê volta ao hotel conta para a companheira sobre aquele exemplar único, e da falta de coragem em pagar o preço pedido pelo livreiro.

Mindlin argumentou para a mulher que o dinheiro faria falta no orçamento da família. Guida não concordou com o marido e disse que ele não deveria perder a oportunidade.

No dia seguinte, José Mindlin volta ao sebo e qual não foi sua tristeza ao saber que um comprador havia levado o livro horas antes dele chegar.

Alguns meses depois, no dia do seu aniversário, Mindlin desembrulha o presente dado pela esposa, e não se conteve de felicidade e emoção ao rever o tal livro raro que ele tanto queria. Foi então que descobriu que o comprador misterioso na realidade era Guita.

A biblioteca de Mindlin e Guita em São Paulo sempre esteve aberta aos pesquisadores e estudiosos. Estive lá algumas vezes fazendo matérias para a televisão, e tive o privilegio de trocar algumas prosas com o senhor dos livros.

Um homem culto, inteligente, ético e solidário com seu povo. Tanto que doou sua coleção para a USP desprezando uma oferta de 15 milhões de dólares feita pelos norte-americanos.

Com está pequena história faço uma homenagem ao casal Mindlin no Dia do Livro.

Related posts

DESPERTADOR RECEBE HENRIQUE MEIRELLES, MOYSÉS TONIOLO, MANFRED BACK E ACÁCIO MIRANDA

Bruna Pannunzio

Lula parabeniza Partido Socialista de Portugal por “grande vitória” nas eleições

Rafael Bruza

Presidente da Caixa é notificado após vídeo de funcionários fazendo flexões

Rafaele Oliveira

Leave a Comment